Al A’raf 7/93

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فَتَوَلّٰى عَنْهُمْ وَقَالَ يَا قَوْمِ لَقَدْ اَبْلَغْتُكُمْ رِسَالَاتِ رَبّ۪ي وَنَصَحْتُ لَكُمْۚ فَكَيْفَ اٰسٰى عَلٰى قَوْمٍ كَافِر۪ينَ۟
Al A’raf 7/93

(Fundação Suleymaniye)

Então, Chuaib voltou-lhes as costas, e disse: “Ó meu povo! Com efeito, transmitivos as mensagens de meu Senhor e aconselhei-vos. Então, como afligir-me com um povo renegador da Fé?”
(Dr. Helmi Nasr, 2015)


Xuaib afastou-se deles, dizendo: Ó povo meu, já vos comuniquei as mensagens do meu Senhor, e vos aconselhei. Como poderei atribular-me por um povo incrédulo[¹]?
(Prof. Samir El Hayek, 1974)

[¹] Porventura, podemos fazer qualquer idéia da data da destruição dos madianitas? Na nota do versículo 85 desta surata, discutimos os aspectos geográficos. As seguintes considerações ajudar-nos-ão a fazermos alguma idéia do período. As histórias de Noé, de Hud, de Sáleh, de Lot e de Xuaib parecem estar em ordem cronológica. Portanto, Xuaib vem depois de Abraão, seria impossível ele ter sido contemporâneo de Moisés, que viveu muitos séculos mais tarde. Tal dificuldade é reconhecida por Ibn Alcatir e por outros exegetas clássicos. A identificação de Moisés. Os madianitas, que foram destruídos por Moisés e, depois dele, por Gedeão, constituíam resquícios de povoados locais, tal qual falamos acerca dos judeus, hoje em dia; contudo, a sua existência como nação, em sua terra natal original, parece ter-se findado antes de Moisés: "foram despojados das suas habitações, como se nunca nelas houvessem habitado" (versículo 92 desta surata). Eusébio e Ptolomeu mencionam uma cidade de Madian, que não tinha grande importância. Após os primeiros séculos da Era Cristã, Madian, como cidade, aparece como um local sem importância vivendo no passado.

E Chuaib afastou-se deles, dizendo: “Povo meu, comuniquei-vos a mensagem de meu Senhor e aconselhei-vos. Como, pois, prantear sobre um povo de descrentes? ”
(Mansour Challita, 1970)


Então ele afastou-se deles e disse, ‘Oh meu povo, na verdade, eu transmito-vos a mensagem do meu Senhor e dei-vos conselho sincero. Porque é então que eu me devia entristecer por causa dum povo descrente?’
(Iqbal Najam, 1988)

7- Al A'raf
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