Al A’raf 7/150

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وَلَمَّا رَجَعَ مُوسٰٓى اِلٰى قَوْمِه۪ غَضْبَانَ اَسِفًاۙ قَالَ بِئْسَمَا خَلَفْتُمُون۪ي مِنْ بَعْد۪يۚ اَعَجِلْتُمْ اَمْرَ رَبِّكُمْۚ وَاَلْقَى الْاَلْوَاحَ وَاَخَذَ بِرَأْسِ اَخ۪يهِ يَجُرُّهُٓ اِلَيْهِۜ قَالَ ابْنَ اُمَّ اِنَّ الْقَوْمَ اسْتَضْعَفُون۪ي وَكَادُوا يَقْتُلُونَن۪يۘ فَلَا تُشْمِتْ بِيَ الْاَعْدَٓاءَ وَلَا تَجْعَلْن۪ي مَعَ الْقَوْمِ الظَّالِم۪ينَ
Al A’raf 7/150

(Fundação Suleymaniye)

E, quando Moisés voltou a seu povo, irado e pesaroso, disse: “Execrável é a maneira com que me sucedestes, em minha ausência. Quisestes apressar a ordem de vosso Senhor?” E lançou as Tábuas e apanhou a seu irmão, pela cabeça, puxando-o para si. Aarão disse: “Ó filho de minha mãe! Por certo, o povo me julgou fraco e quase me matou; então, não faças os inimigos se regozijarem com minha desgraça, e não me faças estar com o povo injusto.”
(Dr. Helmi Nasr, 2015)


Quando Moisés voltou ao seu povo, colérico e indignado, disse-lhes: Que abominável é isso que fizestes na minha ausência! Quisestes apressar a decisão do vosso Senhor? Arrojou as tábuas[¹] e, puxando pelo cabelo seu irmão, arrastou-o até si, e Aarão disse: Ó filho de minha mãe, o povo me julgou débil e por pouco não me matou. Não faças com que os inimigos de regozigem da minha desdita, e não me contes entre os iníquos!
(Prof. Samir El Hayek, 1974)

[¹] Arrojou as Tábuas; não nos é dito que as Tábuas se quebraram; de fato, o versículo 154 desta Surata, mais adiante, mostra que elas ficaram inteiras. Elas continham a Mensagem de Deus. Haveria um quê de desrespeito (se não de blasfêmia) em se supor que o Mensageiro de Deus houvesse quebrado as Tábuas, em sua raiva incontinente, como é relatado no Antigo Testamento: "…acende-se o furor de Moisés, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte." (êxodo, 32:19). Neste ponto, e também no ponto e que Aarão (na história do Antigo Testamento) ordenou que o ouro fosse trazido, e fundiu um bezerro, modelando-o com uma talhadeira, e construindo um altar na frente do bezerro (Êxodo, 32-2-5), a nossa versão difere da do Antigo Testamento. Não cremos que Aarão, que foi designado por Deus para ajudar Moisés como Mensageiro d’Ele, pudesse descer tão baixo, a ponto de induzir o povo à idolatria, fosse qual fosse a sua fraqueza humana.

E quando Moisés voltou a seu povo, indignado e magoado, disse: “Que coisa abominável fizestes em minha ausência! Quisestes apressar o julgamento de vosso Senhor? ” E atirou as tábuas no chão e arrastou até si seu irmão pelo cabelo. E Arão dissei “Filho de minha mãe, o povo me julgou débil e quase me matou. Não faças os inimigos escarnecerem de mim. E não me confundas com os iníquos.”
(Mansour Challita, 1970)


E quando Moisés regressou ao seu povo, indignado e ofendido, disse, ‘Pecado é o que vós na minha ausência fizestes em meu lugar. Apressaste-vos a inventar um caminho para vós próprios sem esperar pela ordem do vosso Senhor?’ E ele pôs as tábuas no chão, e agarrou seu irmão pela cabeça arrastando-o para junto de si. Ele (Aarào) disse, ‘Filho da minha mãe, na verdade o povo considerou-me fraco, e esteve prestes a matar-me. Por isso não faças com que os inimigos se regozijem sobre mim, e não me coloques com o povo injusto’.
(Iqbal Najam, 1988)

7- Al A'raf
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