An Nahl 16/1

اَتٰٓى اَمْرُ اللّٰهِ فَلَا تَسْتَعْجِلُوهُۜ سُبْحَانَهُ وَتَعَالٰى عَمَّا يُشْرِكُونَ

An Nahl 16/1

¹A ordem de Allah há de chegar² : então, não a apresseis. Glorificado e Sublimado seja Ele, acima do que idolatram.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)

¹ An-Nahl: é a forma plural de nat|lah, que define os insetos himenópteros sociais, produtores do mel. O título desta sura provém da menção deste inseto no versículo 68 e, como todos as suras reveladas em Makkah, ela trata dos assuntos básicos do Islão, tais como a unicidade de Deus, a Revelação, o envio dos profetas com a Mensagem divina. Esta sura trata, ainda, de assuntos, como: o elo que une a religião do Patriarca Abraão com a do Profeta Muhammad; as pretensões pagãs acerca do que é lícito; a emigração pela causa de Deus; a ordem divina a respeito da prática da justiça, da caridade e do cuniprimento do pacto. O pano de fundo destes assuntos é o Universo inteiro; os céus e a terra, as águas e as plantas, o dia e a noite, o sol, a lua, as estrelas, em síntese, a vida terrena e a eterna com suas respectivas características.

² Os idólatras de Makkah exigiam do Profeta o apressamento do castigo da vida terrena ou eterna. E, em nào ocorrendo o advento deste, aumentavam o escárnio contra Muhammad, insinuando que o Profeta, apenas, pretendia amedrontá-los com fatos sem base real. O versículo confirma, então, a inevitabilidade da Ordem de Deus.

Os desígnios de Deus são inexoráveis¹; não trateis de apressá-los. Glorificado e exaltado seja, pelos parceiros que Lhe atribuem.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)

¹ Isto constitui uma resposta ao escárnio dos idólatras, que disseram: “Se é eu há um Deus, o Único e Verdadeiro Deus, como tu dizes, com controle unificado, por que Ele não castiga os malfeitores de uma vez?” A resposta é: “O decreto de Deus cumprir-se-á inevitavelmente; chegará suficientemente cedo; quando chegar, vós desejareis que ele seja adiado; quão tolo de vossa parte quererdes mesmo cortar o vosso último fio de esperança de perdão!”

A sentença de Deus está chegando. Não precisais apressá-la. Glorificado e exaltado seja acima dos que Lhe associam!
(Mansour Challita, 1970)

O decreto de Allah está a mão, de modo que não estejas impaciente sobre este. Sagrado Ele é, e Excelso acima de todos os que eles associam com Ele.
(Iqbal Najam, 1988)

An Nahl 16/1