Desvio do Lúcifer

O Mandamento da Prostração

E quando teu Senhor disse aos anjos: «Certamente Eu criarei um Homem de barro seco ressonante, da lama negra alterada; E quando o tiver formado e nele soprado uma alma da Minha parte, caí então prostrados perante ele».

Alcorão 15-28, 29

quando teu Senhor disse aos anjos: «Certamente Eu vou criar um ser humano a partir de barro. E quando o tiver formado e nele soprado uma alma da Minha parte, caí então prostrados perante ele».

Alcorão 38-71, 72

A Resposta do Lúcifer

Perguntou-lhe (Deus): Que foi que te impediu de prostrar-te, embora to tivéssemos ordenado? Respondeu: Sou superior a ele; a mim criaste do fogo, e a ele do barro.

Alcorão 7-12

Perguntou: Ó Ibliss! O que há contigo, que não fazes parte dos que se prostram»? Respondeu: «Jamais poderei fazer parte dos que se prostram diante dum Homem, que criaste de barro seco ressonante, da lama negra alterada».

Alcorão 15-32, 33

Disse: «Ó Ibliss! O que te impede de prostrares perante o que criei com Minhas Mãos? Acaso te comportas arrogantemente ou és um dos superiores»? Respondeu: «Eu sou melhor do que ele: a mim criaste de fogo, enquanto a ele criaste de barro»! Disse: «Sai então daí, pois certamente tu és maldito; E certamente, Minha maldição estará sobre ti até o Dia da Retribuição».

Alcorão 38-75, 76, 77, 78

Sua Punição

Disse: «Desce daí, pois nele não te é permitido seres orgulhoso! Sai, certamente tu és dentre os rebaixados».

Alcorão 7-13

(Deus) disse: «Sai então daí, pois certamente tu és maldito! E certamente, sobre ti estará a maldição até o Dia da Retribuição»!

Alcorão 15-34, 35

Não os fiz testemunhar a criação dos céus e da terra, nem a criação deles próprios; e nunca tomaria por assistentes os desviadores. E o Dia em que dirá: «Chamai aqueles que alegáveis serem Meus associados». Então os chamarão, mas não lhes responderão; e colocaremos entre eles uma barreira destrutiva. E os criminosos verão o Fogo, então presumirão que eles irão parar nele e não encontrarão escapatória dele.

Alcorão 18-51, 52, 53

Coisas em que o Lúcifer Acredita

a- Crença na vida após a morte:

Disse: «Protela-me até o Dia em que forem ressuscitados». disse: «Certamente tu és dentre os protelados».

Alcorão 7-14, 15

Respondeu: «Senhor meu! Então, protelai-me até o dia em que serão ressuscitados». Disse: «Então, certamente tu és dentre os protelados, Até o Dia do tempo conhecido».

Alcorão 15-36, 37, 38

Respondeu: «Senhor meu! Protela-me então até o Dia que serão ressuscitados». Disse: «Então, certamente tu serás um dos protelados, Até o Dia do tempo conhecido».

Alcorão 38-79, 80, 81

b- Seu Conhecimento do Caminho Reto:

Respondeu: «por Tua Honra: realmente desviá-los-ei a todos, Exceto os Teus servos escolhidos dentre eles»! Disse: «Eis a verdade, e a verdade digo: Na realidade, encherei o Inferno contigo e com todos aqueles que dentre eles te seguirem».

Alcorão 38-82, 83, 84, 85

disse: «Sai daí desprezado, rejeitado! Quem te seguir dentre eles, realmente encherei o Inferno com todos vós».

Alcorão 7-18

Respondeu: «Senhor meu! Por me teres desviado, realmente embelezarei para eles na terra e tentarei desviálos a todos; Exceto os Teus servos sinceros dentre eles». Disse: «Este é o caminho que os levará diretamente a Mim. Certamente não terás poder algum sobre os Meus servos, exceto quem te seguir dentre os desviadores». E certamente, o Inferno será o lugar prometido de todos eles;

Alcorão 15-39, 40, 41, 42, 43

Disse: «Acaso Tu viste este a quem honraste acima de mim? Se me adiares até o Dia da Ressurreição, realmente dominarei seus descendentes, exceto poucos». Respondeu: «Vai-te! Pois quem deles te seguir, certamente o Inferno será a retribuição de todos vós – uma retribuição completa! E incita com tua voz a quem puderes dentre eles, e ataca-os com tua cavalaria e tua infantaria, e sê sócio deles na riqueza e nos filhos, e faz-lhes promessas». E o Shaytán não lhes promete senão deceção. «Certamente os Meus servos, tu não terás poder algum contra eles». E teu Senhor é suficiente como Protetor.

Alcorão 17-62, 63, 64, 65

Seu Juramento

Então, o Shaytán sussurrou-lhes para lhes expor a sua nudez, que havia sido ocultada deles, e disse: «Vosso Senhor vos proibiu desta árvore somente para que não vos tornásseis anjos nem vos tornásseis dentre os imortais». E jurou-lhes: «Certamente eu sou para vós um conselheiro».

Alcorão 7-20, 21

O Estabelecimento de Adão no Paraíso

Dissemos: “Ó Adão! Habita o jardim com a teu cônjuge, comei fartamente, onde quiserdes, porém, não vos aproximeis desta árvore, pois vos contareis entre os injustos.

Alcorão 2-35

Então dissemos: «Ó Ádam! Certamente, este é teu inimigo e de tua esposa; portanto, que não cause vossa saída do Paraíso, pois sofreríeis. Certamente, aí que não terás fome e nem nudez; E que aí tu não terás sede e nem calor do Sol».

Alcorão 20-117, 118, 119

Sua Expulsão do Paraíso

Todavia, Satã os fez escorregar por causa daquela árvore e os expulsou de onde estavam. Então dissemos: Descei, sendo inimigos uns dos outros. Tereis, na terra, residência e sustento até certo tempo. Adão recebeu algumas palavras do seu Senhor. Então, Ele Se voltou para ele, remindo-o. Ele é O Remissório e Quem tem favor abundante. Dissemos: “Descei todos, daí! ¹ Se vos chega de Mim orientação, aqueles que seguirem Minha orientação ² não há temor sobre eles, nem se entristecem. Os que ignorarem e desmentirem ¹ os Nossos versículos são os companheiros do Fogo. Nele, residirão imortalmente.

Alcorão 2-36, 37, 38, 39

Disse: «Descei como inimigos uns dos outros! E na terra há para vós morada e provisão por um tempo». Disse: «Nela vivereis, nela morrereis e dela sereis tirados».

Alcorão 7-24, 25

(Deus) disse: «Descei ambos daí, todos vós, como inimigos uns dos outros. Mas se vos chegar uma orientação de Minha parte, então quem seguir Minha orientação, não se desviará e nem sofrerá. E quem se afastar da Minha Advertência, então certamente terá uma vida deprimida e ressuscitá-lo-emos cego no Dia da Ressurreição».

Alcorão 20-123, 124

Comer da Árvore Proibida

E, ó Ádam! Habita tu e tua esposa no Jardim e comei de onde quiserdes, mas não vos aproximeis desta árvore, pois seríeis um dos injustos.

Alcorão 7-19

Desejo de Eternidade ou Angelicidade

Então, o Shaytán sussurrou-lhes para lhes expor a sua nudez, que havia sido ocultada deles, e disse: «Vosso Senhor vos proibiu desta árvore somente para que não vos tornásseis anjos nem vos tornásseis dentre os imortais».

Alcorão 7-20

Mas o Shaytán sussurrou-lhe, dizendo: «Ó Ádam! Porventura posso te indicar a árvore da eternidade e um reino sem fim»? Então, ambos comeram dela, e suas partes vergonhosas tornaram-se-lhes expostas e começaram a cobrir a si próprios com folhas do Paraíso; e Ádam desobedeceu a seu Senhor e errou.

Alcorão 20-120, 121

Resposta de Adão

Portanto, enganou-os com ilusões. Então, quando provaram da árvore, ficou-lhes exposta sua nudez e eles começaram a se cobrir com folhas do Jardim. E seu Senhor chamou-os: «Acaso não vos proibi dessa árvore e vos disse que o Shaytán é para vós um inimigo declarado»? Responderam: «Senhor nosso! Fomos injustos com nós próprios, e se não nos perdoares nem tiveres misericórdia de nós, realmente seremos dentre os perdedores».

Alcorão 7-22, 23

Adão se Torna um Profeta

Adão recebeu algumas palavras do seu Senhor. Então, Ele Se voltou para ele, remindo-o. Ele é O Remissório e Quem tem favor abundante.

Alcorão 2-37

Depois, seu Senhor escolheu-o, então lhe aceitou o arrependimento e orientou.

Alcorão 20-122

Conclusão

E ser-lhes-á dito: «Onde estão os que adoráveis, Além de Deus? Porventura vos podem socorrer ou se defender»? Então, nele serão lançados de cabeça para baixo, eles e os desviadores, E os exércitos de Ibliss, todos. Dirão nele, enquanto eles estiverem disputando entre si: «Por Deus! Certamente estávamos em evidente desvio, Quando vos igualávamos ao Senhor dos Mundos; E não nos desviaram senão os criminosos. Mas não temos qualquer intercessor, E nem amigo íntimo. Mas se tivéssemos oportunidade de regressar, então seríamos dentre os crentes». Certamente, nisso há um Sinal; mas a maioria deles não é crente. E certamente, teu Senhor é que é o Poderoso, o Misericordioso.

Alcorão 26-92, 93, 94, 95, 96, 97, 98, 99, 100, 101, 102, 103, 104