Ar Ra’d 13/31

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وَلَوْ اَنَّ قُرْاٰنًا سُيِّرَتْ بِهِ الْجِبَالُ اَوْ قُطِّعَتْ بِهِ الْاَرْضُ اَوْ كُلِّمَ بِهِ الْمَوْتٰىۜ بَلْ لِلّٰهِ الْاَمْرُ جَم۪يعًاۜ اَفَلَمْ يَا۬يْـَٔسِ الَّذ۪ينَ اٰمَنُٓوا اَنْ لَوْ يَشَٓاءُ اللّٰهُ لَهَدَى النَّاسَ جَم۪يعًاۜ وَلَا يَزَالُ الَّذ۪ينَ كَفَرُوا تُص۪يبُهُمْ بِمَا صَنَعُوا قَارِعَةٌ اَوْ تَحُلُّ قَر۪يبًا مِنْ دَارِهِمْ حَتّٰى يَأْتِيَ وَعْدُ اللّٰهِۜ اِنَّ اللّٰهَ لَا يُخْلِفُ الْم۪يعَادَ۟
Ar Ra’d 13/31

(Fundação Suleymaniye)

E, se houvesse um Alcorão1, com que se fizesse caminhar as montanhas ou com que se fizesse cortar a terra ou com que se fizesse falar aos mortos, seria este. Mas de Allah é toda a ordem. Então, não sabem os que crêem que, se Allah quisesse, Ele haveria guiado a toda a humanidade? E os que renegam a Fé não cessarão de ser alcançados – devido a suas ações por uma calamidade, ou de tê-la perto de seus lares, até que chegue a promessa de Allah. Por certo, Allah não falta à promessa.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)


E se houvesse um Alcorão, mediante o qual movimentar-se-iam as montanhas ou fender-se-ia a erra, e os mortos falariam (seria este); porém, o comando pertence integralmente a Deus. Não reparam os fiéis que se Deus quisesse, teria encaminhado todos os humanos? Porém, a calamidade não cessará de açoitar os incrédulos, pelo que tiverem cometido, ou então rondará os seus lares, até que se cumpra a promessa de Deus. Sabei que Deus não falta à Sua promessa2.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)


Se um livro pudesse pôr as montanhas em marcha, ou fazer a terra rachar-se ou os mortos falarem, esse livro seria o Alcorão. Mas só a Deus pertence o mando. Não sabem os que crêem que, se Deus quisesse, guiaria todos os homens? Quanto aos descrentes, as desgraças continuarão a atingi-los ou a instalar-se à entrada de suas casas por causa de seus erros até que se cumpra a promessa de Deus. Deus não falta às Suas promessas.
(Mansour Challita, 1970)


E se houvesse um Corão pelo qual montanhas pudessem ser movidas, ou pelo qual a terra pudesse ser cortada em bocados separa­ dos. ou pelo qual se pudesse falar aos mortos, eles não creriam nele. Dizei: ‘O assunto está inteiramente com Allah’. Não chegaram os crentes ainda a realizar que se Allah assim tivesse imposto a Sua vontade. Ele sem dúvida podia ter guiado toda a humanidade? E quanto aos que descreem, desastre não deixará de lhes acontecer, pelo que eles têm obrado, ou descer junto a suas casas, até que a promessa de Allah venha a suceder. Sem dúvida, Allah nunca falta à Sua promessa.
(Iqbal Najam, 1988)


Ar Ra’d 13/31

  1. A revelação deste versículo se deu pelas solicitações dos idólatras que, desafiando o Profeta, diziam: “Se és, de fato. Mensageiro de Deus, faze que teu Alcorão mova as montanhas de Makka, para torná-la ampla e nela se formarem jardins”; ou “faze-nos submissos os ventos, para que nos transportem à Síria, onde negociaremos, e de onde retornaremos no mesmo dia, como ocorreu a Salomão”; ou “ressuscita-nos alguns de nossos antepassados, para a eles falarmos. Só, assim, creremos em ti”. ↩︎
  2. Que os incrédulos não pensem que, se prosperarem por um certo tempo, isso será o fim da questão. Eles serão admoestados acerca de três coisas:
    (1) seus malfeitos deverá portar conseqüências malignas para eles, todo o sempre, embora por um certo tempo eles não o percebam;
    (2) seus lares, seus locais de afluência, os círculos nos quais se movimentam, serão também atingidos pelas suas más ações e respectivas conseqüências. Porque o mal faz do seu ambiente um complexo. Quando as muralhas de Jericó caírem, deverão trazer toda a Jericó em suas ruínas;
    (3) o Desastre primordial, o Reconhecimento final deverá vir, porquanto Deus jamais falha em Sua promessa. Os verdadeiros valores deverão ser restabelecidos: o bem com o bem, o mal com o mal. Os exegetas extraem ilustrações da vida do Mensageiro quanto ao exílio que obteve em Madina, em sua restauração. Milagres semelhantes acontecem em toda a história. Porém, o comando pertence a Deus. ↩︎
13- Ar Ra'd

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