Islão e Alcorão
An Nissa 4/20

An Nissa 4/20

An Nissa 4/20

Se desejais deixar um cônjuge e se casar com outro, nada tomeis nada, mesmo que haveis dado um monte de bens para aquela que deixastes. Tomareis difamando ou cometendo flagrante pecado¹?

وَاِنْ اَرَدْتُمُ اسْتِبْدَالَ زَوْجٍ مَكَانَ زَوْجٍۙ وَاٰتَيْتُمْ اِحْدٰيهُنَّ قِنْطَارًا فَلَا تَأْخُذُوا مِنْهُ شَيْـًٔاۜ اَتَأْخُذُونَهُ بُهْتَانًا وَاِثْمًا مُب۪ينًا

An Nissa 4/20
[¹] Se um homem afirma que sua esposa cometeu adultério, a oportunidade de provar sua afirmação com um julgamento especial é dada para ele, e a oportunidade de se defender e absolver é dada para a mulher (An Nur 24/610). Desta forma, o homem não pode tomar nada de sua esposa; mas para receber de volta o dote e presentes que deu, ele pode pressionar sua esposa a usar seu direito ao divórcio (Al Baqara 2/229), dizendo, no caso contrário, ela entrará com um processo no judiciário alegando que ela cometeu adultério. Aqueles que fazem isso irão caluniar e cometer um grande pecado.

E, se desejais substituir uma esposa em lugar de outra, e haveis concedido a uma delas um quintal de ouro, nada tomeis deste. Tomá-lo-íeis, em sendo infâmia e evidente pecado?
 (Dr. Helmi Nasr, 2015)
Se desejardes trocar da esposa, tendo-a dotado com um quintal, não lho diminuais em nada. Tomá-lo-íeis de volta, com uma falsa imputação e um delito flagrante?
 (Prof. Samir El Hayek, 1974)
E se vós desejardes tomar uma esposa em lugar de outra e a uma delas tiverdes dado um tesouro, dele não tomai coisa alguma. Tomá-lo-ieis vós por meio de mentira e com manifesto pecado? 
 (Iqbal Najam, 1988)

Bir eşi bırakıp bir başka eşle evlenmek isterseniz, bıraktığınıza yığınla mal vermiş bile olsanız ondan hiçbir şey almayın. İftira ederek ve apaçık günaha girerek mi alacaksınız[*]!

[*] Erkek; eşinin zina ettiğini iddia ederse özel bir yargılama ile iddiasını ispatlama, eşine de kendisini aklama imkanı verilir (Nur 24/610). Bu yolla erkek eşinden bir şey alamaz; ama verdiği mehir ve hediyeleri geri almak için  eşine, boşama hakkını onun kullanmasını, (Bakara 2/229) aksi takdirde zina ettiği iddiasıyla yargıya baş vuracağını söyleyerek baskı yapabilir. Bunu yapan hem iftira etmiş hem de büyük bir günaha girmiş olur.

4- Sura An Nissa

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