Islão e Alcorão
An Nissa 4/119

An Nissa 4/119

An Nissa 4/119

Por certo, desviarei eles, introduzirei nas esperanças. Certamente, ordenarei a eles, fenderão as orelhas de an’am¹. Certamente, ordenarei, desfigurão a criação de Deus². (Ó homens!) Quem quer que entre vocês considere Satanás mais próximo de si do que Deus, terá sido desapontado evidente.

وَلَاُضِلَّنَّهُمْ وَلَاُمَنِّيَنَّهُمْ وَلَاٰمُرَنَّهُمْ فَلَيُبَتِّكُنَّ اٰذَانَ الْاَنْعَامِ وَلَاٰمُرَنَّهُمْ فَلَيُغَيِّرُنَّ خَلْقَ اللّٰهِۜ وَمَنْ يَتَّخِذِ الشَّيْطَانَ وَلِيًّا مِنْ دُونِ اللّٰهِ فَقَدْ خَسِرَ خُسْرَانًا مُب۪ينًاۜ

An Nissa 4/119
[¹] Os mushriks de Meca costumavam fendar as orelhas para marcar alguns animais que eles sacrificariam aos ídolos e os libertariam por um tempo (Ver: Al Maidah, 5/103). Eles não se

[¹] Os mushriks de Meca costumavam fendar as orelhas para marcar alguns animais que eles sacrificariam aos ídolos e os libertariam por um tempo (Vide: Al Maidah, 5/103). Eles não se beneficiariam com a carne, leite e lã desses animais até que morressem, e diziam que alguns deles são apenas halal para homens e haram para mulheres (Vide: Al An’am, 6/138-139). 
[²] O “khalqullah” na expressão “ordenarei, desfigurão a criação de Deus” é chamado fitrah no versículo 30 da Surah Rum e definido como religião. Fitrah expressa a estrutura básica dos seres e os princípios e leis de criação, mudança e desenvolvimento que a constituem. Visto que o homem é um desses seres, a religião de Deus é totalmente compatível com a estrutura natural da pessoa. É entendido pelo mesmo método que o Alcorão é o livro de Allah (Fussilat 41/53). Em conclusão, este versículo mostra que é um comportamento satânico corromper qualquer um deles, sejam os versos que foram revelados ou os que foram criados.

"E, certamente, descaminhá-los-ei e fá-los-ei nutrir vãs esperanças e ordenar-lhes-ei que cortem as orelhas dos animais de rebanho¹ e ordenar-lhes-ei que desfigurem a criação de Allah." E quem toma Satã por aliado, em vez de Allah, com efeito, se perderá com evidente perdição.
 (Dr. Helmi Nasr, 2015)

[¹] Alusão aos hábitos supersticiosos dos árabes pré-islâmicos de cortarem a orelha da fêmea do camelo, logo após ela ter tido cinco ou dez crias, e de a oferecerem a seus ídolos. Além disso, a partir daí, o animal não devia mais ser usado para qualquer serviço que fosse. Com respeito às acepções da palavra rebanho. Vide VI n1. 
A qual desviarei, fazendo-lhes falsas promessas. Ordenar-lhes-ei cercear as orelhas do gado¹ e os incitarei a desfigurar a criação de Deus! Porém, quem tomar Satanás por protetor, em vez de Deus, Ter-se-á perdido manifestamente,
 (Prof. Samir El Hayek, 1974)

[¹] O cerceamento das ovelhas das reses é uma outra faceta das superstições de que os homens se tornavam escravos, ao especularem falsos deuses. A astrologia, a magia e as crenças dos homens em entidades que não existem, distanciam-nos do Verdadeiro e Único Deus.
‘E sem dúvida eu os desencaminha rei e sem dúvida eu comandarei neles desejos vãos, e sem dúvida eu os incitarei e eles cortarão as orelhas do gado; e sem dúvida eu os comandarei e eles alterarão a criação de Allah! E aquele que toma Satã por amigo a par de Allah, por certo sofreu uma perda manifesta. 
 (Iqbal Najam, 1988)

Onları kesinlikle saptıracağım, kesinlikle beklentilere sokacağım. Onlara mutlaka emredeceğim, en’âm’ın kulaklarını yaracaklar[1*]. Mutlaka emredeceğim, Allah’ın yarattığını değiştirecekler[2*].” (Ey insanlar!) Sizden kim şeytanı, kendine Allah’tan daha yakın sayarsa apaçık bir hüsrana uğramış olur.

[1*] Mekke müşrikleri, putlara kurban edecekleri bazı hayvanları önceden işaretlemek için onların kulaklarını yarar ve onları bir müddet serbest bırakırlardı (Bkz: Mâide, 5/103). O hayvanların etlerinden, sütlerinden ve yünlerinden ölünceye kadar yararlanmazlar, bazılarının sadece erkeklere helal, kadınlara haram olduğunu söylerlerdi (Bkz: En’âm, 6/138-139). Bu ayette kınanan husus budur. Bu, birçok müşrik toplumda görülen bir uygulamadır.

[2*] “Onlara emredeceğim, halkullahı /Allah’ın yarattığını değiştirecekler.” ifadesinde geçen “halkullah”a, Rum Suresi 30. ayette fıtrat denmiş ve din olarak tanımlanmıştır. Fıtrat, varlıkların temel yapısını ve onu oluşturan yaratılış, değişim ve gelişim ilke ve kanunlarını ifade eder. İnsan da o varlıklardan olduğu için Allah’ın dini, kişinin doğal yapısı ile tam uyuşur. Kur’an’ın Allah’ın kitabı olduğu da aynı yöntemle anlaşılır (Fussilet 41/53). Sonuç olarak bu ayet, ister indirilen ayetler, isterse yaratılan ayetler olsun, bunlardan herhangi birini bozmanın şeytan işi bir davranış olduğunu gösterir.

4- Sura An Nissa

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