Islão e Alcorão
An Nissa 4/33

An Nissa 4/33

An Nissa 4/33

Concedemos a todos o direito de serem herdeiros do que seus pais e parentes mais próximos deixam¹. Mas, primeiro, concedei a porção² daqueles (cônjuges)³ com quem foi feito contrato forte.   

وَلِكُلٍّ جَعَلْنَا مَوَالِيَ مِمَّا تَرَكَ الْوَالِدَانِ وَالْاَقْرَبُونَۜ وَالَّذ۪ينَ عَقَدَتْ اَيْمَانُكُمْ فَاٰتُوهُمْ نَص۪يبَهُمْۜ اِنَّ اللّٰهَ كَانَ عَلٰى كُلِّ شَيْءٍ شَه۪يدًا۟

An Nissa 4/33
[¹] O essencial na herança é o vínculo de sangue. A diferença de religião ou país não impede a herança (An Nissa 4/7, Al Anfal 8/75, Al Ahzab 33/6). 

[²] O “contrato forte” não pode ser senão o contrato de casamento(An Nissa 4 / 2021), uma vez que quem com ele ganha o direito de ser herdeiros são apenas os cônjuges (An Nissa 4/12). Os herdeiros e as ações que receberão foram determinados por Deus, e foi relatado que aqueles que excederem os limites fixados por Ele serão severamente punidos. Este versículo ordena que as partes dos cônjuges sejam dadas em primeiro lugar, e as partes restantes a ser compartilhadas com os herdeiros da família conforme determinado. Visto que o versículo é mal interpretado, surgiram desequilíbrios nos quais a soma das ações excede o denominador comum. Esse desequilíbrio, chamado de “awliya” em fiqh, é resolvido aumentando o denominador e igualando-o à ação. Isso faz com que algumas das partes dos cônjuges passem para outros herdeiros. Por exemplo, se um homem morre, sua mãe, pai, esposa e duas filhas ficam, de acordo com este versículo, depois que ⅛ da herança é dada à sua esposa, ⅔ do restante para suas filhas, ⅙ para sua mãe, e ⅙ para seu pai é dada. Para isso, a herança é dividida em 48 partes, sendo 6 partes para sua esposa, 7 , para sua mãe, 7 partes para seu pai, 14 para a primeira filha e 14 para a segunda filha. As seitas dividem a herança em 24, dando 3 partes  para o cônjuge, 4 para a mãe, 4 partes para o pai, 8  para a primeira filha e 8 partes  para a segunda filha, aumentando o total de partes  para 27. Como 24 não pode ser dividido por 27, eles aumentam o denominador para 27 e a participação das mulheres diminui de ⅛ para 1/9. Se este versículo tivesse sido seguido, um desequilíbrio se chama awliya não teria surgido.

[³] Iltifat, que significa literalmente “tornar para um lado”, é uma arte na literatura árabe. Uma das características estilísticas óbvias desta arte é o uso de mudanças gramaticais de um pronome pessoal para outro de forma inesperadamente (por exemplo, terceira pessoa para segunda ou primeira pessoa para segunda e para terceira pessoa) para enfatizar a expressão. Às vezes, os tempos das frases consecutivas podem ser alterados do tempo contínuo para o futuro, ou do tempo futuro para passado, etc. Estas são aprovadas como práticas retóricas em árabe, semelhantes às práticas de alguma literatura europeia. Às vezes, o sujeito da sentença pode mudar de singular para plural para expressar a majestade (por exemplo, usando Nós em vez de Eu). Estes são aprovados como práticas retóricas em árabe, semelhantes às práticas em alguma literatura europeia. Todas as línguas têm seus próprios estilos de expressão. Esta prática do árabe confunde o falante do português. Portanto, em muitos dos seus incidentes, as expressões foram traduzidas para português, desconsiderando esta arte literal.

E, para cada um, fizemos herdeiros do que os pais e os parentes deixam¹. E aqueles com quem firmastes pacto, concedei-Ihes sua porção. Por certo, Allah, de todas as cousas, é Testemunha.
 (Dr. Helmi Nasr, 2015)

[¹] Este versículo vem para anular um costume, muito comum entre os árabes pré-islâmicos, que consistia em constituir qualquer pessoa, fora da família, herdeira dos bens de alguém, após sua morte, seja pela amizade ou pelo companheirismo que os unis. Com este versículo, o Alcorão fez preservar os direitos dos herdeiros legítimos. 
A cada qual instituímos a herança de uma parte do que tenham deixado seus pais e parentes. Concedei, a quem vossas mãos se comprometeram¹, o seu quinhão, porque Deus é testemunha de tudo.
 (Prof. Samir El Hayek, 1974)

[¹] Quando a emigração de Makka para Madina tomou corpo, vínculos e laços de amizade foram estabelecidos entre os emigrantes e os socorredores, passando ambos a compartilhar a herança uns dos outros. Mais tarde, quando a Comunidade foi solidamente estabelecida e as tensões com aqueles que haviam ficado para trás, em Makka, foram diminuídas, tanto os direitos dos parentes consangüíneos em Makka, como os da irmandade socorredora em Madina, foram salvaguardados. O significado mais generalizado é semelhante: respeitai os vossos laços consangüíneos, de fraternidade, de pacto amigável e de compreensão.
E a cada um Nós temos designado herdeiros para o que os seus pais e parentes deixem, e também aqueles com quem os vossos juramentos ratificaram um contrato. De modo que dai-lhes o seu quinhão. Por certo, Allah vigia todas as coisas. 
 (Iqbal Najam, 1988)

Herkese, ana baba ve en yakınlarının bıraktıklarına mirasçı olma hakkı tanıdık[1*]. Ama önce kendileriyle güçlü sözleşme yapılanların (eşlerin)[2*] paylarını verin[3*]. Allah her şeye şahittir.

[1*] Mirasta esas olan kan bağıdır. Din veya ülke farkı mirasa engel olmaz (Nisa 4/7, Enfal 8/75, Ahzab 33/6).

[2*] İltifat, Sözlükte eğmek/bükmek/çevirmek anlamındaki “left = لفت” kökünden türeyen iltifât, bir şeyi yöneldiği taraftan başka bir tarafa çevirmek anlamına gelir. Terim olarak iltifat, üslupla ilgili edebî bir sanattır. Kullanıldığı yerlerde ifadeye tehdit ve korkutma, tenbih, kınama, silkeleme, uyarma ve hatırlatma, sebep gösterme, talebin önemini ifade etme gibi anlamlar katar. Dinleyicinin ilgi ve dikkatini canlı tutmayı sağlar. İltifat; kişide, tekillik-çoğullukta ve zamanda yapılabilir. Türkçede de benzer amaçlarla, konuşurken kişi değiştirme, tekil kişiyi çoğul zamirle ifade etme ve kipte değişiklik yapma vardır: ancak her dilin dinamikleri kendine özgü olduğu için bir dilden başka bir dile çeviri yapılırken aynı anlam inceliklerini yansıtmak her zaman mümkün olmaz. Bu yüzden mealimizde Kur’an’da geçen iltifat sanatlı söyleyişler, Türkçede daha iyi anlaşılması amacıyla yer yer lafzen değil, manen aktarılmıştır.

[3*] Sözleşme ile mirasçı olma hakkını kazananlar sadece eşler (Nisa 4/12) olduğu için ‘güçlü sözleşme’, nikah sözleşmesinden başkası olamaz (Nisa 4/2021). Mirasçılar ve alacakları paylar, Allah tarafından kesin olarak belirlenmiş, onun çizdiği sınırları aşanların ağır bir şekilde cezalandırılacağı bildirilmiştir. Bu ayet, önce eşlerin paylarının verilmesini, kalan kısmın, aileden olan mirasçılara, belirlenen şekilde pay edilmesini emretmektedir. Ayete yanlış anlamlar verildiği için payların toplamının ortak paydayı geçtiği dengesizlikler ortaya çıkmıştır. Fıkıhta ‘avliye’ denen bu dengesizlik, paydanın yükseltilerek paya eşitlenmesi ile çözülmektedir. Bu da eşlerin paylarının bir kısmının diğer mirasçılara geçmesine yol açmaktadır. Mesela bir erkek ölse, geriye annesi, babası, karısı ve iki kızı kalsa, bu ayete göre, karısına mirasın ⅛’i verildikten sonra (Nisa 4/12) kalanın ⅔’ü kızlarına ⅙’sı annesine ⅙ sı da babasına verilir. Bunun için miras 48 paya bölünür, 6 pay karısına, 7 pay annesine, 7 pay babasına, 14 pay 1. kıza 14 pay da 2. kıza verilir. Mezhepler ise mirası 24’e böler, 3 pay eşe, 4 pay anneye, 4 pay babaya, 8 pay 1. kıza 8 pay da ikinci kıza vererek payların toplamını 27’ye çıkarırlar. 24, 27’ye bölünemeyeceğinden paydayı da 27’ye yükseltirler ve kadının payı ⅛’den 1/9’a düşer. Eğer bu ayete göre davranılsaydı avliye diye bir dengesizlik doğmayacaktı.

4- Sura An Nissa

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176

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