Ál Imran 3/97

Existem sinais evidentes dos lugares onde Abraão se posiciona (para adoração) ali[²]. Quem entra nela estará em segurança[²]. A peregrinação à Casa é direito de Deus sobre os homens que até ela possa chegar. Quem ignora isso, saiba que Deus não precisa de ninguém.

ف۪يهِ اٰيَاتٌ بَيِّنَاتٌ مَقَامُ اِبْرٰه۪يمَۚ وَمَنْ دَخَلَهُ كَانَ اٰمِنًاۜ وَلِلّٰهِ عَلَى النَّاسِ حِجُّ الْبَيْتِ مَنِ اسْتَطَاعَ اِلَيْهِ سَب۪يلًاۜ وَمَنْ كَفَرَ فَاِنَّ اللّٰهَ غَنِيٌّ عَنِ الْعَالَم۪ينَ

(Fundação Suleymaniye)
[¹] Maqam de Abraão não é uma pedra de 50 cm de comprimento que foi preservada ao lado da Kaaba, como se pensa. Maqam significa lugar ou lugares para ficar. Em termos da língua árabe maqam é badal e ayâtun bayyinatun é mubdalun minhu. Isso afirma que há sinais dos lugares onde Abraão ficou para adorar. Eles são Arafat, Muzdalifa, Mina, Kaaba, Safa e Marwah. A peregrinação se faz nesses lugares. No dilúvio de Noé, a Kaaba foi destruída e os lugares de peregrinação foram esquecidos. Quando Abraão reconstruiu a Kaaba orou "Mostra-nos os nossos ritos (os lugares para peregrinação e Umrah)" (Al Baqarah 2/128) e Deus os mostrou. Desde que ele fez a primeira peregrinação após o dilúvio de Noé, Maqam de Abraão são os lugares onde ele parou para peregrinar. As pessoas aprenderam esses lugares com ele.

[²] Al Baqarah 2/126.

Nela, há sinais[¹] evidentes, entre os quais o maqãm de Abraão[²]. E quem nela[³]entra estará em segurança. E, por Allah, impende aos homens a peregrinação à Casa, a quem até ela possa chegar. E quem renega isso, saiba que, por certo, Allah é Bastante a Si mesmo, prescindindo dos mundos[⁴].

(Dr. Helmi Nasr, 2015)

[¹] São alguns deles, além do Maqãm de Abraão, a pedra negra, o poço Zam-Zam, as colinas As-Safa e Al Marwah. 

[²] Cf II 125 n4. 

[³] Nela: na Casa de Deus. 

[⁴] Ou seja, Deus prescinde dos mundos, constituídos de todos os seres: homens, jinns e anjos.

Encerra sinais evidentes; lá está a Estância de Abraão, e quem quer que nela se refugie estará em segurança. A peregrinação à Casa é um dever para com Deus, por parte de todos os seres humanos, que estão em condições de empreendê-la; entretanto, quem se negar a isso saiba que Deus pode prescindir de toda a humanidade.

(Prof. Samir El Hayek, 1974)


Nela há sinais manifestos: o lugar onde Abraão se deteve. Quem quer que nela penetre, estará a salvo. A Deus devem os homens uma visita a essa casa quando nenhum obstáculo os impedir. Saibam os que descrêem que Deus prescinde dos mundos.

(Mansour Challita, 1970) 


Nela estão Sinais manifestos; ela é o lugar de Abraão; e quem quer que nela entra, entra na paz. E a peregrinação à Casa é um dever que os homens —aqueles que para lá podem achar um caminho— tem para com Allah. E quem quer que descreia, que ele se lembre de que Allah por certo é independente de todas as criaturas. 

(Iqbal Najam, 1988)


Ál Imran 3/97

3- Ál Imran

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