At Taubah 9/37

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اِنَّمَا النَّس۪ٓيءُ زِيَادَةٌ فِي الْكُفْرِ يُضَلُّ بِهِ الَّذ۪ينَ كَفَرُوا يُحِلُّونَهُ عَامًا وَيُحَرِّمُونَهُ عَامًا لِيُوَاطِؤُ۫ا عِدَّةَ مَا حَرَّمَ اللّٰهُ فَيُحِلُّوا مَا حَرَّمَ اللّٰهُۜ زُيِّنَ لَهُمْ سُٓوءُ اَعْمَالِهِمْۜ وَاللّٰهُ لَا يَهْدِي الْقَوْمَ الْكَافِر۪ينَ۟
At Taubah 9/37

(Fundação Suleymaniye)

O postergar ¹ dos meses sagrados é, apenas, acréscimo na renegação da Fé: com ele, os que renegam a Fé descaminham-se. Eles tornam-no lícito, num ano, e ilícito em outro ano, para fazerem coincidir com o número do que Allah consagrou; então, tornam lícito o que Allah proibiu. Aformoseou- se, para eles, o mal de suas obras. E Allah não guia o povo renegador da Fé.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)

¹ Conforme os costumes árabes pré-islâmicos, era proibido travar-se combate durante os meses sagrados (cf II 194 nl 58). No entanto, para escapar a esses costumes, quando lhes era difícil cessar combate, eles tentavam ou trocar os meses sagrados por outros, ou aumentar um mês no fim do ano. ou, ainda, aumentar alguns dias do ano lunar, de 354 dias, a fim de igualá-lo ao ano solar, de 365 dias. O Islão condenou este costume e proibiu,cate goricamente, a alteração dos meses.


A antecipação do mês sagrado ¹ é um excesso de incredulidade, com que são desviados, ainda mais, os incrédulos; permitem-no num ano e o proíbem noutro, para fazerem concordar o número de meses feitos sagrados por Deus, de maneira a tornarem lícito o que Deus vedou. Suas más ações os iludiram. Sabei que Deus não guia os incrédulos.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)

¹ O Interferirem com um costume, havia muito estabelecido, de fazer interromper-se o período de injunções guerreiras durante os meses proibidos ou sagrados, não somente constituía uma demonstração de escárnio, por parte dos idólatras quanto aos muçulmanos, por causa da fé destes, mas ainda era errôneo, e, em si, injusto, uma vez que impedia uma total verificação nas irregularidades das injunções guerreiras, além de prejudicar os respeitadores da lei, por meio de decisões arbitrárias.


O adiamento de um mês sagrado é fruto da má orientação e um excesso de descrença. Legalizam-no num ano e proíbem-no em outro ano para fazerem concordar o número de meses proibidos por Deus. Legalizam assim o que Deus proibiu. Suas ações condenáveis lhes r ar ecem belas. Deus não guia os descrentes.
(Mansour Challita, 1970)


Sem dúvida, o adiamento de um mes sagrado é uma adição à descrença. Os que descreem são por isso extraviados. Eles consentem-no um ano e proíbem-no um outro ano, para que possam acordar no número dos meses que Allah fez. sagrados, e assim possam tornar legítimo o que Allah tem proibido. O mal das suas ações é feito parecer-lhes como justo. E Allah não guia o povo descrente.
(Iqbal Najam, 1988)


9- At Taubah

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