Az Zumar 39/29

Allah propõe um exemplo: um homem que pertence a sócios litigantes, e um homem que pertence, inteiramente, a um só homem.¹ Igualam-se ambos, como exemplo? Louvor a Allah! Mas a maioria deles não sabe.

Dr. Helmi Nasr, 2015

¹ A alegoria do escravo, de muitos donos, e do escravo, de um dono só, se refere ao idólatra, que serve a muitos deuses, e ao crente, que adora a Um Único Deus. O primeiro fica dividido entre as solicitações mais variadas e contraditórias, o que acaba deixando-o confuso e inútil; ao passo que o segundo, sendo dedicado a um só dono, é organizado e proficiente.

Deus expõe, como exemplo, dois homens: um está a serviço¹ de sócios antagônicos e o outro a serviço de uma só pessoa. Poderão ser equiparados? Louvado seja Deus! Porém, a maioria dos homens ignora.

Prof. Samir El Hayek, 1974

¹ A diferença entre o credo do politeísmo e o Evangelho da unidade é explicada com a alegoria de dois homens. Um pertence a muitos amos; este discordam entre si, e o pobre homem de muitos amos tem de sofrer, por causa das brigas dos muitos amos; essa é uma posição intolerável e insustentável. O outro homem serve a apenas um amo; este é bondoso, e faz tudo quanto pode pelo seu servo; o servo pode concentrar a sua atenção no seu serviço; ele é feliz, e o seu serviço é feito com eficiência. Pode, acaso, haver dúvida quanto a (1) qual dos dois é o mais feliz, e (2) qual dos dois ocupa uma posição mais natural? Ninguém pode servir a dois amos, muito menos a numerosos amos.

Deus deu por exemplo um homem que tem diversos donos a brigarem entre si e outro que tem um só dono. Podem os dois ser equiparados? Louvado Deus! Mas a maioria dos homens não o sabem.

Mansour Challita, 1970

Allah apresenta uma parábola: um homem pertencente a vários sócios em desa­cordo entre sİ, e um homem pertencendo a um homem. São eles ambos iguais em exclusiva­mente? Todo o Louvor pertence a Allah. Mas a maior parte dentre eles não sabem.

Iqbal Najam, 1988

ضَرَبَ اللّٰهُ مَثَلًا رَجُلًا ف۪يهِ شُرَكَٓاءُ مُتَشَاكِسُونَ وَرَجُلًا سَلَمًا لِرَجُلٍۜ هَلْ يَسْتَوِيَانِ مَثَلًاۜ اَلْحَمْدُ لِلّٰهِۚ بَلْ اَكْثَرُهُمْ لَا يَعْلَمُونَ

Az Zumar 39/29

Alcorão 39/29