Islão e Alcorão
An Nissa 4/103

An Nissa 4/103

An Nissa 4/103

Quando fazeis a oração¹, citai Deus², de pé, sentados e sobre vossos lados. E, quando estiverdes em segurança, fazei completa a oração³. Porque, a oração é imposta aos crentes como limitado com tempo⁴.

فَاِذَا قَضَيْتُمُ الصَّلٰوةَ فَاذْكُرُوا اللّٰهَ قِيَامًا وَقُعُودًا وَعَلٰى جُنُوبِكُمْۚ فَاِذَا اطْمَأْنَنْتُمْ فَاَق۪يمُوا الصَّلٰوةَۚ اِنَّ الصَّلٰوةَ كَانَتْ عَلَى الْمُؤْمِن۪ينَ كِتَابًا مَوْقُوتًا

An Nissa 4/103
[¹]. (قضي = qadâ) significa fazer algo completo e firmemente e colocá-lo em prática (Maqâyis). É usado no sentido de tomar uma decisão sobre um assunto (Isra 17/23) e completar uma tarefa (Fussilat 41/12), bem como no sentido de fazer o trabalho completa e firmemente (Al Baqarah 2/200, Taha 20 / 72). Neste versículo, qada significa cumprir oração.

[²] Sentar em uma rak’ah só pode ser depois da prostração. Visto que, de acordo com o versículo anterior, uma rak’ah termina em prostração, é necessário realizar outra prostração após sentar. Isso mostra que é obrigado fazer duas prostrações em cada rak’ah, sentar-se entre as prostrações e ao zikr naquele momento. Os lados da pessoa são os braços e as pernas. O corpo pode se apoiar nos braços e nas pernas de duas maneiras. Na primeira, os joelhos e cotovelos são mantidos retos e as mãos são colocadas sobre os joelhos de forma que o tronco fique nas laterais. Na segunda, joelhos e mãos são colocados antes de abaixar a cabeça para a prostração, o abdômen é mantido afastado dos joelhos e, assim, o corpo é colocado nas laterais. Neste caso, o versículo nos diz a forma de ficar em pé, se curvar e prostrar em uma rak’ah. Neste caso, o versículo nos diz a forma de ficar em pé, se curvar e prostrar em uma rak’ah. Há outra ordem: “Glória após as prostrações.” (Qaf 50/40).  A palavra prostrações está no plural. Em árabe, o plural denota pelo menos três. Uma vez que há duas prostrações em cada rak’ah, a menor prostração depois de duas é quatro, e depois de duas rak’ahs é obrigado sentar-se e fazer tasbih. Isso mostra que tahiyyat e dua’s semelhantes são um requisito deste versículo. A razão para sentar após a terceira e a quarta rak’ahs é a mesma. A razão pela qual aqueles que realizam uma oração de medo de uma rak’ah com o profeta não se sentam após a segunda prostração é devido ao número de prostrações.

[³] A ordem de “fazei completa a oração” significa “Não reduzais a um rakat  após o medo passar.”

[⁴] Por este motivo, nenhuma oração pode ser realizada fora dos limites de tempo que é determinada para ela.


E, quando houverdes encerrado a oração, lembrai-vos de Allah, estando de pé ou assentados ou deitados. E, quando estiverdes em segurança, cumpri a oração. Por certo, a oração, para os crentes, é prescrição com tempos marcados.
 (Dr. Helmi Nasr, 2015)
E quando tiverdes concluído a oração¹, mencionai Deus, quer estejais de pé, sentados, ou deitados. Porém, quando estiverdes fora de perigo, observai a devida oração, porque ela é uma obrigação, prescrita aos fiéis para ser cumprida em seu devido tempo.
 (Prof. Samir El Hayek, 1974)

[¹] São possíveis duas interpretações: 
(1) "quando tiverdes concluído a oração conjunta"; 
(2) "quando (devido ao perigo extremo) tiverdes de omitir completamente as orações conjuntas, mesmo as curtas, indicadas para o tempo de perigo." Preferimos a última, porquanto está mais de acordo com a sentença seguinte, que nos exorta a nos lembrarmos de Deus individualmente, em qualquer postura possível, durante o perigo. Porém, passado o perigo, as orações completas deverão ser praticadas nos tempos prescritos.
E quando tiverdes terminado a Oração, lembrai-vos de Allah, de pé, e sentados, e deitados sobre o lado. E quando estiverdes livre de perigo, então observai a Oração na forma prescrita. Na verdade a Oração c imposta aos crentes para ser rezada a horas prescrita.
 (Iqbal Najam, 1988)

O (bir rekatlık) namazı kılarken[1*] Allah’ı ayakta, oturur halde ve yanlarınız üzerinde anın[2*]. Güvene kavuştuğunuzda ise namazı tam kılın[3*]. Çünkü namaz, müminlere, vakitle sınırlı olarak[4*] farz kılınmıştır.

[1*] (قضي = kazâ) bir işi tam ve sağlam yapma ve yürürlüğe koyma anlamındadır (Mekâyis). Bir konuda karar verme (İsrâ 17/23) ve bir işi tamamlama (Fussilet 41/12) anlamında kullanıldığı gibi işi tam ve sağlam yapma anlamında da kullanılır (Bakara 2/200, Taha 20/72). Bu ayette kazâ, namaz kılma anlamındadır.

[2*] Tek rekâtta oturma ancak secdeden sonra olabilir. Önceki ayete göre tek rekât secde ile bittiği için oturduktan sonra bir secde daha yapmak gerekir. Bu da her rekâtta iki secdenin, secdeler arasında oturmanın ve bu sıradaki zikrin farz olduğunu gösterir. Kişinin yanları, kol ve bacaklarıdır. Vücut, kol ve bacaklar üzerinde iki şekilde durabilir. Birincisinde dizler ve dirsekler dik tutulup eller dizlerin üzerine konarak gövdenin yanların üzerine gelmesi sağlanır. İkincisinde de secde için başı yere koymadan önce dizler ve eller konur, karın dizlerden uzak tutulur ve böylece vücut yanların üzerine yerleştirilir. Bu durumda ayet, bir rekâtta kıyam, rüku ve secdenin şeklini bize anlatmış olur. Şöyle bir emir daha vardır: “Secdelerin ardından tesbih et.” (Kaf 50/40). Secdeler sözü çoğuldur. Arapçada çoğul en az üçü gösterir. Her rekatta iki secde olduğu için ikiden sonraki en az secde dört olur ve iki rekattan sonra oturup tesbihte bulunmak farz olur. Bu da tahiyyat ve benzeri duaların bu ayetin gereği olduğunu gösterir. Üçüncü ve dördüncü rekatlardan sonra oturulmasının sebebi de aynıdır. Nebimizle birlikte tek rekatlık korku namazı kılanların ikinci secdeden sonra oturmamaları da secde sayısından dolayıdır.

[3*] “Tam kılın emri”, “Korku geçtikten sonra artık bir rekâta düşürmeyin.” anlamındadır.

[4*] Bu nedenle herhangi bir namaz kendisi için belirlenen vakit sınırlarının dışında kılınamaz.

4- Sura An Nissa

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176

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