Islão e Alcorão
Ál Imran 3/93

Ál Imran 3/93

(Os judeus disseram:[¹]) todos o alimentos são lícitos aos filhos de Israel exceto os que Israel[²] proibiu a si mesmo antes que a Tora foi descido. Diz: “Trazei a Tora e ledei-a, se vós estais sinceros em vossa afirmação”[³]

كُلُّ الطَّعَامِ كَانَ حِلًّا لِبَن۪ٓي اِسْرَٓاء۪يلَ اِلَّا مَا حَرَّمَ اِسْرَٓاء۪يلُ عَلٰى نَفْسِه۪ مِنْ قَبْلِ اَنْ تُنَزَّلَ التَّوْرٰيةُۜ قُلْ فَأْتُوا بِالتَّوْرٰيةِ فَاتْلُوهَٓا اِنْ كُنْتُمْ صَادِق۪ينَ

Ál Imran 3/93
[¹] A expressão (قُلْ = diz) no versículo mostra que a expressão começa como (… كُلُّ الطَّعَامِ) no início do versículo é a afirmação dos judeus. A frase entre colchetes na tradução (os judeus disseram) é usada para isso. Em outras palavras, o versículo expressa uma reivindicação dos judeus e então eles são convidados a trazer a Torá se forem sinceros em suas reivindicações. Além disso, é afirmado no versículo 94 que aqueles que atribuem essa mentira a Deus cometerão um grande erro, sustentando que a expressão no início do versículo 93 é uma alegação. Em vários versículos do Alcorão, estimações semelhantes se faz devido à frase e ao assunto. Ver exemplo: Al Imran 3/73.

[²] O apelido de Jacó é Israel. Por esse motivo, seus descendentes são chamados de israelitas. Na tradição islâmica, é dito que a Torá é apenas o livro que foi enviado a Moisés, mas não há uma única declaração confirmando isso no Alcorão (Maida 5/44). Os doze filhos de Jacó e seus descendentes são chamados esbât. De acordo com os versos, os livros também foram enviados para aqueles que eram profetas dentre asbât (Bakara 2/136,140; Al Imrân 3/84; Nisa 4/163). Como um deles, a Jesus o Evangelho foi dado (al-Maidah 5/46), a Torá consiste na soma dos livros dados aos profetas dos israelitas, de Moisés a Jesus.

[³] Deus, o Todo-Poderoso,diz: 

“E, aos que praticam o judaísmo, proibimos todo animal de unha não fendida. E dos vacuns e ovinos, proibimo-lhes a gordura, exceto a que seus dorsos possuem ou suas entranhas, ou a que está aderida aos ossos. Com isso, recompensamo-los por sua transgressão. E, por certo, somos Verídicos. (An’am 6:146)

No entanto, de acordo com a Torá, tem animais proibidas a comer aos Israelitas (ver Levítico 11, Deuteronômio 14)

Todo o alimento era lícito aos filhos de Israel, exceto o que Israel proibira a si mesmo* antes que a Tora fosse descida. Dize, Muhammad: "Fazei vir, então, a Tora e recitai-a, se sois verídicos." 
(Dr. Helmi Nasr, 2015)

*Os judeus censuraram os moslimes, por se alimentarem de carne de camelo, que a religião judaica não permitia. E desafiavam Muhammad, dizendo-lhe; "Como pretendes dizer que segues a religião de Abraão, se ele não se alimentava de camelos nem bebia de seu leite?" Respondeu lhes o Profeta com este versículo, afirmando que Deus não impusera aos filhos de Israel qualquer distinção de alimentos antes de revelar a Lei de Moisés, embora Jacó se houvesse abstido desses alimentos, mas voluntariamente, segundo alguns por causa de uma neuralgia isquiática, cuja cura o levou a tal voto. O que prova ser tudo anterior à revelação da Tora e ser a carne de uso amplo, na alimentação, na época do Patriarca Abraão.
Aos israelitas, todo o alimento era lícito*, salvo aquilo que Israel se havia privado antes de a Tora ter sido revelada. Dize-lhes: Trazei a Tora e lede-a, se estiverdes certos.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)

*Os árabes comiam carne de camelo, coisa lícita no Islam, porém proibida pela Lei Mosaica (Levítico 11:4). Ora, tal Lei era muito rígida, devido à "dureza de coração" de Israel, e por causa da insolência e da iniqüidade dos israelitas (6ª Surata, versículo 146). Antes de ela ser promulgada, os israelitas eram livres para escolherem a sua própria alimentação.
Todo o alimento era legítimo para os filhos de Israel, exceto o que o próprio Israel proibiu antes do Tora ler sido enviado. Dizei, ‘Trazei, então, o Tora e lede-o, se vós sois verdadeiros.’ 
(Iqbal Najam, 1988)

(Yahudiler dediler ki[1]) “Tevrat’ın indirilmesinden önce İsrail’in[2] kendine haram ettiği yiyecekler dışında bütün yiyecekler İsrailoğullarına helaldir.” De ki: “İddianızda haklı iseniz Tevrat’ı getirin de okuyun bakalım[3].” [1] Ayette geçen “قُلْ = de ki” ifadesi âyetin baş tarafında yer alan (… كُلُّ الطَّعَامِ) şeklinde başlayan ifadenin Yahudilerin iddiası olduğunu gösterir. Mealdeki parantez içi ifade (Yahudiler dediler ki) bunun için kullanılmıştır. Yani ayet, Yahudilerin bir iddiasını dile getirmekte ve devamında da iddialarında samimi iseler Tevrat’ı getirmeleri istenmektedir. Ayrıca 94. ayette de bu yalanı Allah’a mal edenlerin büyük yanlış yapmış olacaklarının bildirilmesi 93. ayetin başındaki ifadenin bir iddia olduğunu desteklemektedir. Kur’an’ın çeşitli ayetlerinde benzer takdirler ibare ve konu gereği zorunlu olarak yapılır. Örnek olarak bkz. Al-i İmran 3/73.

[2*] Yakub aleyhisselamın lakabı İsrail’dir. Bu nedenle onun soyundan gelenlere İsrailoğulları denir. İslam geleneğinde Tevrat’ın yalnızca Musa’ya indirilen kitap olduğu söylenir ama Kur’an’da bunu doğrulayan tek bir ifadeye rastlanmaz (Maîde 5/44).Ya‘kūb aleyhisselamın on iki oğluna ve onların soyundan gelenlere esbât denir. Ayetlere göre esbât içinden nebi olanlara da kitap indirilmiştir (Bakara 2/136,140; Al-i İmrân 3/84; Nisâ 4/163). Bunlardan İsa aleyhisselama İncil verildiği için (Mâide 5/46) Tevrat, Musa’dan İsa’ya kadar İsrailoğullarının nebilerine verilen kitapların toplamından ibarettir.

[3*] Allah Teâlâ şöyle demiştir: “Yahudilere (sığır ve davar hariç) tırnaklı hayvanların hepsini haram kıldık. Sığır ve davarların da sırtlarına ve bağırsaklarına yapışık olanlar ile kemiklerine karışanlar hariç iç yağlarını haram kıldık. Bu, (batıl yolla) üstünlük kurma çabalarına karşılık onlara verdiğimiz cezadır. Biz elbette doğruyu söyleriz.” (En’âm 6/146) Halbuki Tevrat’a göre de Yahudiler, karada yaşayan hayvanlardan sadece çatal ve yarık tırnaklı olup geviş getirenleri yiyebilirler. Çatal tırnaklı olmayan deve, yaban faresi ve tavşan ile geviş getirmeyen domuz haramdır. Karada yaşayan gelincik, fare, kara kurbağası türleri, kirpi, bukalemun, kertenkele türleri, salyangoz ve köstebek gibi küçük canlılar da haramdır. (Bkz. Levililer 11, Tesniye 14)

3- Os Versículos de Ál Imran

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