Ál Imran 3/55

Uma vez Deus disse: “Ó Jesus! Falecer-te-ei[¹] e ascender-te-ei até Mim[²]. Salvar-te-ei dos que persistem a ignorar os meus versículos.  Farei com que aqueles que te seguem estejam superiores àqueles que resistam em ignorar os versículos até o Dia do Juízo[³]. Enfim, ressuscitar-vos-eis e se retornar-vos-eis a Mim. Julgarei, àquele tempo, as questões pelas quais divergis.

(Fundação Suleymaniye) 
[¹] Segundo Az Zumar 39/42, a morte é a separação da alma do corpo, cujas funções estão terminadas. Deus faz falecer a alma de duas maneiras, uma acontece quando ela adormece e a outra quando  morra. A alma protege todas as informações, como o sistema operacional do computador. Portanto, Deus protege a alma tanto do corpo adormecido quanto do morto. A alma da pessoa adormecida retorna quando ela acorda, e a alma do falecido quando o corpo é recriado (Ver Muminun 23/100 e At Takwir 81/7). Visto que Jesus fará seu primeiro discurso na vida após a morte de sua alma (vide Al Maidah 117), a morte neste versículo mostra que ele morreu; não existe a segunda vinda de Jesus.

[²] A alma de cada moribundo ascende ao céu, mas suas almas são rejeitadas porque os portões do céu estão fechados para os descrentes. (Al Araf 7/40)

[³] Aqueles que seguem Jesus não são aqueles que o consideram filho de Deus, mas aqueles que acreditam que ele é servo e mensageiro de Deus.

Lembra-lhes, Muhammad, de quando Allah disse: “Ó Jesus! Por certo, findarei teus dias na terra e ascender-te-ei até Mim e apartar-te-ei dos que renegam a Fé e farei estar os que te seguiram acima dos que renegam a Fé, até o Dia da Ressurreição. Em seguida, a Mim será vosso retorno. E julgarei, entre vós, naquilo de que discrepáveis.

(Dr. Helmi Nasr, 2015)

E quando Deus disse: Ó Jesus, por certo que porei termo à tua estada na terra; ascender-te-ei até Mim e salvar-te-ei dos incrédulos, fazendo prevalecer sobre eles os teus prosélitos, até ao Dia da Ressurreição. Então, a Mim será o vosso retorno e julgarei as questões pelas quais divergis.

(Prof. Samir El Hayek, 1974)

E quando Deus disse: “Ó Jesus, matar-te-ei e elevar-te-ei até Mim, e purificar-te-ei dos que descreem, e colocarei teus seguidores acima dos descrentes até o dia da Ressurreição. Depois, a Mim voltareis e decidirei entre vós no que tiverdes divergido.

(Mansour Challita, 1970)

Quando Allah disse, ‘Oh Jesus, Eu farei com que tu morras de morte natural e exaltar-te-ei até Mim e absolver-te-ei das acusações dos que descreem, e colocarei os que te seguem acima dos que descreem, até ao Dia da Ressurreição; então para Mim será o vosso regresso, e Eu julgarei entre vós no que respeita aquilo em que vós diferis.  

(Iqbal Najam, 1988)

اِذْ قَالَ اللّٰهُ يَا ع۪يسٰٓى اِنّ۪ي مُتَوَفّ۪يكَ وَرَافِعُكَ اِلَيَّ وَمُطَهِّرُكَ مِنَ الَّذ۪ينَ كَفَرُوا وَجَاعِلُ الَّذ۪ينَ اتَّبَعُوكَ فَوْقَ الَّذ۪ينَ كَفَرُٓوا اِلٰى يَوْمِ الْقِيٰمَةِۚ ثُمَّ اِلَيَّ مَرْجِعُكُمْ فَاَحْكُمُ بَيْنَكُمْ ف۪يمَا كُنْتُمْ ف۪يهِ تَخْتَلِفُونَ

Ál Imran 3/55