Al Baqarah 2/76

Quando se encontram com os que creem e confiam (no Livro de Deus), dizem “Confiamos nele”; e, quando estão a sós, uns com os outros, dizem: “Vós lhes contais o que Deus mostrou a vós (precisão do Livro)? Para vós, a de argumentarem, com isso, contra vós, diante de vosso Senhor? Não razoais?¹

Fundação Suleymaniye

¹ Eles sabiam que Muhammad (saw) era último profeta (nabi), mas não queriam que isso fosse conhecido por outros

E, quando eles deparam com os que crêem, dizem: “Cremos”; e, quando estão a sós, uns com os outros, dizem: “Vós lhes contais o que Allah sentenciou, para vós, a fim de argumentarem, com isso, contra vós, diante de vosso Senhor? Então, não razoais?”¹

(Dr. Helmi Nasr, 2015)

¹ Alude-se à recriminação feita pelos judeus renegadores do Islão a seus próprios companheiros

Quando se encontram¹ com os fiéis, declaram: Cremos! Porém, quando se reúnem entre si, dizem: Relatar-lhes-eis o que Deus vos revelou para que, com isso, vos refutem perante o vosso Senhor? Não raciocinais?

(Prof. Samir El Hayek, 1974)

¹ A argumentação imediata diz respeito aos judeus de Madina, mas uma argumentação mais generalizada diz respeito às pessoas de fé e àquelas sem fé, como veremos adiante. Caso os muçulmanos de Madina alimentassem a esperança de que os judeus, em suas cidades, e unanimemente, acolhessem Mohammad como o Profeta, preconizado nos seus próprios livros, estariam bem enganados. No Deuteronômio 18:18, lê-se: “Eu lhes suscitarei, do meio dos seus irmãos, um profeta semelhante a ti” (ou seja, semelhante a Moisés), o que foi interpretado por alguns do seus doutores como referindo-se a Mohammad, fazendo com que abraçassem o Islam. Os árabes constituem um ramo de família semítica, e são corretamente descritos, em relação aos judeus, como “seus irmãos”; e está fora de questão o fato de que não houve outro profeta “semelhante a Moisés” até ao aparecimento de Mohammad; pois, de fato, a pós-escrituração do Deuteronômio, escrito muitos séculos depois de Moisés, diz: “Não apareceu profeta algum, em Israel, desde Moisés, a quem Deus tenha mirado frente a frente”. Porém, os judeus, como comunidade, estavam enciumados quanto a Mohammad, e desempenhavam um papel duplo. Quando a comunidade muçulmana começou a ficar mais forte, ele engodaram pertencer a ela, tentando, contudo, esconder dos muçulmanos qualquer conhecimento que possuíssem da sua própria Escritura, senão seriam derrotados por suas próprias argumentações. A interpretação mais generalizada põe-no bem em destaque, em todas as épocas. A fé e a descrença compadecem-se mutuamente. A fé tem de lutar contra o poderio, a organização e o privilégio. Quando ganha terreno, aparece a descrença, e insinceramente reivindica o compartilhamento. Mas Deus tudo conhece e, se as pessoas de fé apenas procurarem sinceramente o conhecimento onde puderem encontrá-lo, poderão derrotar a descrença,. Em seu próprio terreno.

Quando se reúnem com os crentes, dizem: “Cremos.” Mas quando estão a sós entre si mesmos, dizem: “Iremos transmitir-lhes o que Deus nos revelou para que tenham argumentos contra nós diante de nosso Senhor? Não temos bom senso? ”

(Mansour Challita, 1970)

E quando encontram os que crêem, eles dizem. ‘Nós cremos’, e quando encontram um outro em particular, dizem,’informai-vos do que Allah vos revelou, para que eles por esse meio possam argüir convosco perante o vosso Senhor. Não compreendereis vós então?’

(Iqbal Najam, 1988)

وَاِذَا لَقُوا الَّذ۪ينَ اٰمَنُوا قَالُٓوا اٰمَنَّاۚ وَاِذَا خَلَا بَعْضُهُمْ اِلٰى بَعْضٍ قَالُٓوا اَتُحَدِّثُونَهُمْ بِمَا فَتَحَ اللّٰهُ عَلَيْكُمْ لِيُحَٓاجُّوكُمْ بِه۪ عِنْدَ رَبِّكُمْۜ اَفَلَا تَعْقِلُونَ

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