Al Maidah 5/39

Quem se arrepender[¹] e se emendar depois dessa sua injustiça, Deus aceita seu arrependimento[²][³]. Deus é quem perdoa muito, cuja graça é abundante.


فَمَنْ تَابَ مِنْ بَعْدِ ظُلْمِه۪ وَاَصْلَحَ فَاِنَّ اللّٰهَ يَتُوبُ عَلَيْهِۜ اِنَّ اللّٰهَ غَفُورٌ رَح۪يمٌ
(Al Maidah 5/39)

(Fundação Suleymaniye)
[¹] /se volta
[²] /sua volta
[³] Uma pessoa que rouba uma propriedade comete três crimes, o primeiro contra o proprietário, o segundo contra a sociedade e o terceiro contra Deus. A punição desses três crimes é cortar a mão do criminoso. Essa punição será uma boa lição para ele e seu ambiente. Esta é a característica dissuasora da pena de amputação. Se o criminoso se render sem ser detido e mostrar bom comportamento, ficará livre da pena de amputação. Agora, sua punição é dar uma propriedade equivalente junto com a propriedade roubada. É possível determinar a partir do Alcorão que tipo de crime a pessoa que o Alcorão chama de ladrão cometeu. Nos versos de Yusuf 12/70-72, José (a paz esteja com ele) fez um plano e colocou a tigela de água do rei dentro do fardo de seu irmão e, por esse motivo, seus meio-irmãos foram acusados como ladrões (sariq). Pessoas que secretamente pegaram algo que não lhes pertence são chamadas de "sariqun" no verso. A expressão "o que perdestes?" No versículo mostra que uma propriedade foi tirada secretamente do proprietário. Novamente, a expressão "tigela de água do rei" indica que o bem pertence a outrem e é protegido, além de possuir certo valor econômico. O fato de a tigela de água do rei ter sido removida da carga do próprio irmão de José no versículo Yusuf 12/76 revela que a propriedade sujeita à ação foi retirada do local onde foi encontrada sem permissão e secretamente transferida para outro lugar. Portanto, entende-se que para que um crime seja considerado furto qualificado (sariqa) que requeira pena de amputação, entende-se que deve atender às seguintes condições: Tirar um imóvel de determinado valor econômico que esteja sob proteção, sem a permissão do proprietário, secretamente de sua localização atual e transferi-lo para outro local. O facto de o bem estar protegido, de o crime ser cometido em segredo, de o bem ter valor económico, revela que o furto de "sariqa" é um atentado ao direito de propriedade. O fato de as mercadorias terem sido transferidas para outro local é um indício de que o crime passou de esboço a exercício. Mesmo nos versos de Al Hijr 15 / 17-18 onde a palavra é usada como metáfora, pode-se ver que a coisa roubada está protegida e o ladrão faz a ação secretamente. Visto que um crime de furto que não atende a nenhuma das condições acima mencionadas não pode ser chamado de sariqa, a pessoa que comete esse crime não é chamada de sariq e a pena por cortar sua mão não pode ser aplicada. É mencionado nas narrações dos hadices que o Profeta não impôs a pena de cortar as mãos em caso de roubo de um quarto de dinar ou de bens que não valessem um escudo ou armadura (Vide: Bukhari, Hudud 13; Abu Davud, Hudud).

E quem se volta arrependido, depois de sua injustiça, e se emenda, por certo, Allah Se voltará para ele, remindo-o . Por certo, Allah é Perdoador, Misericordiador.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)


Aquele que, depois da sua iniqüidade, se arrepender e se emendar, saiba que Deus o absolverá, porque é Indulgente, Misericordiosíssimo.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)


Quem se arrepender e se emendar após cometer uma prevaricação, por Deus será perdoado. Deus é clemente e misericordioso.
(Mansour Challita, 1970)


Mas quem quer que se arrependa depois da sua transgressão e se emende, então Allah por certo para ele se voltará com misericórdia; na verdade, Allah é o Mais Generoso e Misericordioso.
(Iqbal Najam, 1988)


Al Maidah 5/39

5- Al Ma'idah

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