Alcorão 3-140

Ál Imran 3-140


Fundação Suleymaniye

Se vós receberdes uma ferida, a comunidade à sua frente (em Badr) também recebeu uma ferida assim. Nós alternamos tais dias entre os homens. Isso,  para que Deus conheça os que creem e confiam ¹ e tome testemunhas dentre vós. ² Deus não ama os malfeitores.

[¹] Crer é confiar. Não há ninguém que não crê que existe Deus e é único, mas a maioria das pessoas O coloca em segundo lugar em questões que conflitam com seus interesses e perdem o teste da vida terrena. A desconfiança em obedecer às ordens de Deus é evidência de incredulidade. O assunto pode ser entendido corretamente se os próximos versos forem vistos desta forma.


[²] Testemunhas são aqueles que veem o vencedor e o perdedor na guerra e os avisam sobre a confiança em Allah, contando a outras pessoas quando eles retornarem (Alcorão 9-122).


Harun Hamid Moghadam, 2024

Se uma ferida vos tocou, tende certeza de que uma ferida semelhante tocou os outros. Tais dias (de fortunas variadas) Nós damos aos homens e homens, alternadamente: para que Allah conheça aqueles que creem, e para que Ele possa tomar para Si, dentre as vossas fileiras,Mártires-testemunhas (da Verdade). E Allah não ama aqueles que praticam o mal.


Aminuddin Muhammad, 2023

Se algum ferimento vos tocou, então um ferimento semelhante já tocou o povo. E tais são os dias que alternamos entre as pessoas, para que Deus distinga os crentes e escolha mártires dentre vós. E Deus não gosta dos injustos;


Dr. Helmi Nasr, 2015

Se um sofrimento vos tocar, pacientai, pois, com efeito, sofrimento igual havia tocado o povo inimigo. E esses dias ¹ alternamo-los entre os homens. E isso, para que Allah conheça os que crêem e escolha de vós mártires- e Allah não ama os injustos –

[¹] O termo dias se refere aos momentos de vitória e derrota, na vida, que é alternada de prosperidade e adversidade.


Prof. Samir El Hayek, 1974

Quando receberdes algum ferimento, ¹ sabei que os outros já sofreram ferimento semelhante. E tais dias (de infortúnio) são alternados, entre os humanos, para que Deus Se assegure dos fiéis e escolha, dentre vós, os mártires; sabei que Deus não aprecia os iníquos.

[¹] Estas considerações gerais aplicam-se, particularmente, ao desastre de Uhud. Num combate pela fé, se alguém for ferido, saiba que o adversário também sofreu baixas consideráveis. O sucesso ou o fracasso, neste mundo, acontecem para todos, em tempos diversificados; não devemos resmungar, uma vez que não nos conscientizamos de todo o plano de Deus. O brio do homem é conhecido na adversidade, assim como o ouro é testado no fogo.


José Pedro Machado, 1979

Se os ferimentos vos atingirem na guerra, lembrai-vos de que eles também já atingiram muitos outros. Os reveses alternam com os sucessos na vida dos homens, para que Deus possa conhecer os crentes e para que escolha os mártires, pois Deus não ama os iníquos,


Mansour Challita, 1970

Quando um golpe vos atingir, igual golpe terá atingido os descrentes. São vicissitudes que alternamos entre os homens para que Deus reconheça os que creem e escolha mártires entre vós – Deus não ama os iníquos —


Iqbal Najam, 1988

Se vós tiverdes recebido um agravo, por certo o povo descrente já deve ter recebido um agravo semelhante. E nós fazemos com que tais dias alternem entre os homens para que eles possam ser advertidos e para que Allah possa distinguir os que crèem e possa tomar testemunhas de entre vós; e Allah não ama os injustos; 


Alcorão 3-140

اِنْ يَمْسَسْكُمْ قَرْحٌ فَقَدْ مَسَّ الْقَوْمَ قَرْحٌ مِثْلُهُۜ وَتِلْكَ الْاَيَّامُ نُدَاوِلُهَا بَيْنَ النَّاسِۚ وَلِيَعْلَمَ اللّٰهُ الَّذ۪ينَ اٰمَنُوا وَيَتَّخِذَ مِنْكُمْ شُهَدَٓاءَۜ وَاللّٰهُ لَا يُحِبُّ الظَّالِم۪ينَۙ

Ál Imran 3/140