Al Baqarah 2-72
Fundação Suleymaniye
Certa vez, matastes um homem e disputastes a respeito disso. Deus revelará tudo que ocultáveis.
Hamid Moghadam, 2024
Lembrai-vos de que matastes um homem e entrastes em contenda entre vós quanto ao crime; porém, Deus havería de revelar o que ocultastes.
Aminuddin Muhammad, 2023
E quando matastes um homem, então disputastes acerca disso e Deus expôs o que escondíeis.
Dr. Helmi Nasr, 2015
E lembraivos de quando matastes um homem ¹ e disputastes sobre ele. ² E Allah estava desvendando o que ocultáveis.
¹ No texto, a palavra «nafs» quer dizer : um homem.
² Referência ao episódio do rico ancião, entre os filhos de Israel, o qual tinha um só filho. Por ambição, os sobrinhos do ancião resolveram matar-lhe o filho e, assim, herdar-lhe todos os bens. Após o crime, largaram o corpo à porta da cidade e fugiram. Imediatamente, toda a cidade passou a exigir punição dos responsáveis e, à falta de testemunhas, dirigiu-se a Moisés, para que rogasse a Deus lhes indicasse um meio de conhecer a verdade.
Prof. Samir El Hayek, 1974
E de quando assassinastes um ser e disputastes a respeito disso; mas Deus revelou tudo quanto ocultáveis. ¹
¹ No Deuteronômio 21:1-9, é estabelecido que se o corpo de um homem assassinado for encontrado no campo, e se o seu assassino for desconhecido, uma novilha deverá ser decapitada, e os anciões da cidade próxima ao domicílio do morto deverão lavar as suas mãos sobre o corpo dela jacente, jurando que não realizaram tal feito, nem presenciaram quem o fez, eximindo-se, assim, da culpa sanguinolenta. A narrativa judaica, baseada nesse fato, diz que em certos casos dessa espécie, todos tentavam livrar-se da culpa, atirando-a sobre os seus vizinhos. Primeiramente eles tratavam de prevaricar e evitavam que uma novilha fosse sacrificada, como no caso da última parábola, porque, quando ela fosse sacrificada, Deus, por milagre, descobriria a pessoa realmente culpada. Ordenava-se que uma posta de rês fosse colocada ao lado do cadáver, o qual volvia à vida e revelava toda história do crime.
José Pedro Machado, 1979
Recordai ainda o assassínio de um homem vosso; este assassínio era objecto de disputas. Deus fez aparecer à luz do dia o que ocultáveis.
Mansour Challita, 1970
E quando matastes um homem e disputastes acerca do culpado e Deus revelou o que procuráveis encobrir
B. L. Garnier, 1882
Lembrai-vos do assassinato que foi commettido em um homem d’entre vós; este assassinato era a causa de vossas disputas. Deus patenteou o que vós encobricis.
Iqbal Najam, 1988
Recordai o tempo em que vós matastes uma pessoa e sobre isso diferistes; e Allah traria à luz o que vós escondestes.
وَاِذْ قَتَلْتُمْ نَفْسًا فَادّٰرَءْتُمْ ف۪يهَاۜ وَاللّٰهُ مُخْرِجٌ مَا كُنْتُمْ تَكْتُمُونَۚ
Al Baqarah 2/72
Alcorão 2-72
