Semelhanças entre o Alcorão, a Bíblia e a Torá

Como muçulmanos, acreditamos que o Alcorão, a Bíblia e a Torá foram enviados por Deus Todo-Poderoso porque Ele diz o seguinte:

Deus é Aquele que não há mais divindade senão Ele! É sempre vivo, está consistentemente presente no Seu trabalho. Ele fez descer a ti o Livro que contém a verdade e corrobora os anteriores. Ele fizera descer a Tora e o Evangelho, também.

Ál Imran 3/23

Como todos esses livros têm a mesma fonte, deve haver uma semelhança entre eles. No entanto, podemos dizer que esses livros, revelados antes do Alcorão, foram distorcidos e alguns dos ensinamentos vindos de Deus foram ocultados, pois Ele diz em outro versículo:

Ó adeptos do Livro! Veio a vós Nosso mensageiro que revela muito do que tínheis escondido de vosso livro e que deixa muito do que intactos. Veio a vós de Deus uma luz e um livro evidente. Deus guia com o livro, os que seguem Seu agrado aos caminhos da paz. Com Sua aprovação, os tira das trevas e para a luz e os guia a uma senda reta.

Al Maidah 5/1516

Apesar disso, existem semelhanças entre alguns versículos do Alcorão e algumas seções da Bíblia, da Torá e de outros livros divinos. (Não devemos esquecer que as Bíblias que existem hoje são a biografia de Jesus. A primeira dessas Bíblias foi escrita 25 anos após a morte de Jesus).

Um judeu que lê a Torá ou um cristão que lê a Bíblia deve acreditar no Alcorão porque sabe que o Alcorão é o último livro divino:

Aqueles a quem concedemos o Livro, conhecem-no¹ como conhecem a seus próprios filhos, mas um grupo deles oculta a verdade, sabendo-a.

Al Baqarah 2/146

Semelhanças entre alguns versículos do Alcorão e textos de livros anteriores:

1- Deus diz na Surata Ál Imran:

Quando cometem uma obscenidade ou fazem mal a si mesmos, se lembram de Deus e imploram perdão de seus pecados. Quem pode perdoar pecados senão Deus? E não persistem conscientemente no que fizeram.

Ál Imran 3/135

No Evangelho de Marcos, encontramos a seguinte declaração: “Quem pode perdoar pecados, senão somente Deus?” (Marcos 2:7).

2- Deus diz na Surata Yunus:

Ele foi Quem originou o sol iluminador e a lua refletidora, e determinou as estações do ano, para que saibais o número dos anos e seus cômputos. Deus não criou isto senão com prudência; ele elucida os versículos aos sensatos.

Yunus 10/5 sh

Há informações semelhantes a esses versículos no livro de Gênesis, no Antigo Testamento:

Então Deus disse: — Que haja luzes no céu para separarem o dia da noite e para marcarem os dias, os anos e as estações! Essas luzes brilharão no céu para iluminar a terra. E assim aconteceu. Gênesis 1/14-15

Há algo semelhante nos Salmos sobre este assunto: Ele fez a lua para marcar as estações; o sol sabe quando deve se pôr. Salmos 194/19

Se nos voltarmos para o Alcorão, encontramos este versículo:

Perguntam-te pelas luas crescentes.¹ Diz: “São medidas do tempo para a humanidade e para a peregrinação.”

Al Baqarah 2/189

Deus diz na Surata Ibrahim:

Não reparas em como Deus exemplifica? Uma boa palavra é como uma árvore nobre, cuja raiz está profundamente firme, e cujos ramos se elevam até ao céu. Frutifica em todas as estações¹ com o beneplácito do seu Senhor. Deus fala por parábolas aos humanos para que se recordem. Por outra, há a parábola de uma palavra vil, comparada a uma árvore vil, que foi desarraigada da terra e carece de estabilidade.

Ibrahim 14/242526

Esses versículos são semelhantes ao seguinte texto do Evangelho de Mateus: Quanto à semente que caiu em boa terra, é o caso daquele que ouve a palavra e a entende; este produz uma colheita de cem, sessenta e trinta vezes mais. (Mateus 13:23)

4- Deus diz na Surata Luqman:

Ó humanos, temei vosso Senhor e temei o dia em que um pai em nada poderá redimir o filho, nem o filho ao pai. Certamente, a promessa de Deus é verdadeira! Que não vos iluda a vida terrena, nem vos iluda a sedutor, com respeito a Deus!

Luqman 31/33 sh

― Contudo, se um justo se desviar da sua justiça e cometer pecado e as mesmas práticas detestáveis dos ímpios, deverá ele viver? Nenhum dos seus atos de justiça será lembrado! Por causa da infidelidade de que é culpado e dos pecados que cometeu, ele morrerá. (Ezequiel 18:24)

5- Os Salmos foram revelados a Davi:

Teu Senhor conhece melhor do que ninguém aqueles que estão nos céus¹ e na terra. Temos preferido a uns profetas

Al Isra 17/55

Deus Todo-Poderoso diz na Surata Anbiya:

Temos prescrito, nos Salmos, depois da Mensagem (dada a Moisés), que a terra, herdá-la-ão os Meus servos virtuosos.

Al Anbiya 21/105

“os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre.” Salmos 37/29

Observamos que há uma semelhança entre alguns versículos do Alcorão e os livros divinos anteriores, mas o último livro divino (o Alcorão) é o livro dominante e aquele que governa todos os livros anteriores, porque Deus diz:

(Ó Muhammad!) Fizemos descer a ti o livro que contém a verdade, como corroborante e preservador dos livros anteriores. Então, julga entre eles conforme o que Deus fez descer. Não sigas seus desejos desviando-te da verdade que te chegou. Para cada um de vós fizemos um decreto discreto e um amplo caminho. Se Deus tivesse julgado necessário, teria feito de vós uma única comunidade. Isso é para pôr-vos à prova com o que vos deu. Emulai-vos nas boas ações. A Deus todos vós retornareis. Ele vos informará daquilo que discrepáveis.

Al Maidah 5/48

Hişam Alabed