Islão e Alcorão
O Dia do Juízo Final e o Dia da Ressurreição

O Dia do Juízo Final e o Dia da Ressurreição

 

O Último Dia, o Dia do Juízo Final, o Dia da Ressurreição, o Dia da Ascensão são todos iguais?

 

Quando lemos os versículos, entendemos que o “Último dia” estará nesta terra depois de ser reorganizado. Allah, O Glorificado seja, diz:

يَوْمَ تُبَدَّلُ الأَرْضُ غَيْرَ الأَرْضِ وَالسَّمَاوَاتُ وَبَرَزُواْ للّهِ الْوَاحِدِ الْقَهَّارِ

“No dia em que a terra for trocada por outra (coisa) que não seja terra, como também os céus, quando os homens comparecerem ante Allah, Único, Irresistível” (Ibrahim | Abraão 14:48)

Quando nos levantamos das sepulturas em “Apocalipse” (Al Quiáma) ou o “Dia da Ascensão” (yawm Al Quiáma ) ou o “Dia da Ressurreição” (yawm al-ba’s, 30:56); crentes, ocultadores¹  e até mesmo animais selvagens ou mansos (81:5) serão reunidos.

Este será o “dia indubitável do comparecimento” (42:7, 64:9), quando não houver discriminação para ninguém. E então haverá o “Dia da Separação”. Allah, O Glorificado seja, diz:

إِنَّ يَوْمَ الْفَصْلِ مِيقَاتُهُمْ أَجْمَعِينَ

“Sabei que o dia fixado para todos será o dia da Discriminação.” (Ad Dukhan | A Fumaça 40:44)

A separação dos crentes e ocultadores (kafirun) para o bem será após a distribuição dos cadernos de ações, os cálculos finais e o dia dos juízos finais (yawm ad-din)

Acreditar na outra vida, que é um dos cinco princípios de uma fé verdadeira²,  significa acreditar em todos esses eventos que ocorrerão após a morte de todos.

_______________________________________________

[1] Kafir (em árabe: كافر kāfir; plural كَافِرُونَ kāfirūna, كفّار kuffār ou كَفَرَة kafarah; feminino كافرة kāfirah) é um termo árabe (da raiz K-F-R “cobrir”) que significa “aquele que cobre a verdade”.

[2] Cinco pilares de uma fé verdadeira são: Crer na existência de um só Deus, Seus anjos, Seus mensageiros e Seus livros, Dia do Juízo Final.

Posts

Most Viewed Posts