Deve matar os apóstatas , aqueles que renegam a religião, de acordo com o Islã?
As seitas se aliaram ao assassinato daqueles que renegam o islã, ou insultam ou amaldiçoam o Profeta Mohammad1. Foi revelado como segue sobre aqueles que renegam a religião e se tornaram incrédulos:
Ó vós que credes e confiais! Quem de vós apóstata de sua religião, saiba que, então, Deus traz um povo. Deus os ama e eles também amam a Deus. São humildes para com os crentes e firmes contra os descrentes; lutam no caminho de Deus e não temem censura de censurador. Essa é a graça de Deus; que a concede a quem faz o necessário. Deus é Munificente, Onisciente.
Al Maidah 5/54
De acordo com Muqatil bin Sulaiman (falecido em 767), 12 pessoas eram muçulmanas, então eles se tornaram incrédulos, pensativamente saíram de Medina, tomaram o caminho de Meca e participaram dos incrédulos de Meca. Então, dentre eles, Hâris bin Suezd se arrependeu e retornou . Ele enviou uma mensagem ao seu irmão Julas: “Eu me arrependi e retornei. Descubra do Mensageiro de Allah se eu tenho o direito de me arrepender (tauba), ou eu vou para Damasco. Julas relatou o assunto ao Mensageiro de Allah mas não conseguiu receber a resposta. Então os seguintes versos foram revelados2:
Como Deus guia um povo que descrê depois de ter crido e confiado, e ter testemunhado que o Mensageiro é verdadeiro, e lhe tem chegado as evidências? Deus não guia o povo dos malfeitores. A sua retribuição é a maldição de Deus, dos anjos e de toda a humanidade. Permanecerão constantemente na maldição. Não se lhes aliviará o castigo nem se olhará para seus rostos. Os que descreem depois de terem crido e confiado, e aumentam sua incredulidade não se lhes aceitará o arrependimento/regresso (quando a morte chega). Eles são extraviados.
Ál Imran 3/86 – 87 – 88 – 89
Isto é, a punição do infiel é a maldição de Deus, dos anjos e de todos os homens. Se ele se arrepender, ele estará livre da maldição. É surpreendente que as seitas, embora isso, tenham se aliado para matar os apóstatas (murtad). Os Hanafitas baseados no seguinte verso:
“Dize aos que ficaram para trás, dentre os beduínos: Sereis convocados para enfrentar-vos com um povo dado à guerra; então, ou vós os combatereis ou eles se submeterão. E se obedecerdes, Allah vos concederá uma magnífica recompensa; por outra, se vos recusardes, como fizestes anteriormente, Ele vos castigará dolorosamente.”
Al Fath 48/16
A seção “ou vós os combatereis ou eles se submeterão” deste verso é considerada como evidência do assassinato daqueles que renegam a religião3. É impossível fazer tal provisão a partir deste verso.