An Nissa 4/153

Os adeptos do livro pedem-te que lhes faça descer um Livro do céu. Eles pediram a Moisés algo maior que isso, disseram: “Mostra-nos claramente Deus”. Eles foram atingidos por raios, por causa da sua injustiça[¹]. Depois, tomaram o bezerro por divindade, após lhes haverem chegado muitas evidências[²]. Em seguida, Nós os perdoamos por esses crimes e demos a Moisés uma autoridade evidente.

(Fundação Suleymaniye)
[¹] Al Baqarah 2/55-56

[²] Quando Moisés (alaihis-salam) foi para Monte Tor e ficou longe de seu povo por 40 dias, Samiri e seus apoiadores fizeram uma estátua de um bezerro berrando e disseram aos israelitas: "Este é vosso deus e o deus de Moisés. Mas, ele o esqueceu”. Embora Aarão estivesse entre eles, ele não pôde impedi-los de adorar a estátua. Vide Taha 20 / 83-98.

Os seguidores do Livro pedem-te que faças descer sobre eles um Livro do céu. E, com efeito, eles pediram a Moisés prova maior que essa, e disseram: “Faze-nos ver a Allah, declaradamente.” Então, o raio apanhou-os, por sua injustiça. Em seguida, tomaram o bezerro por divindade, após lhes haverem chegado as evidências; E indultamo-los, por isso. E concedemos a Moisés evidente comprovação.

(Dr. Helmi Nasr, 2015)

Os adeptos do Livro pedem-te que lhes faças descer um Livro do céu. Já haviam pedido a Moisés algo superior a isso, quando lhe disseram: Mostra-nos claramente Deus[¹]. Por isso, a centelha os fulminou, por sua iniqüidade. E (mesmo) depois de receberem as evidências, adoraram o bezerro; e Nós os perdoamos, e concedemos a Moisés uma autoridade evidente.

(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] Comparar com o versículo 55 da 2ª Surata, quanto ao trovão e ao relâmpago, que fulminaram aqueles que eram tão presunçosos, a ponto de quererem ver Deus frente a frente, e com o versículo 51, da mesma Surata, quanto à adoração do bezerro de ouro. A lição a tirar consiste em que é presunção, da parte do homem, querer julgar os arcanos espirituais em termos de coisas materiais, ou querer ver Deus com seus olhos materiais, sabendo-se que Deus está acima de qualquer forma material, e independe de tempo e espaço.

Os adeptos do Livro pedem-te que faças descer sobre eles um Livro do céu. Já pediram a Moisés mais do que isso. Disseram: “Deixa-nos ver Deus face a face.” O raio fulminou-os por sua iniqüidade. Depois, adoraram o bezerro, mesmo após terem visto as provas. Assim mesmo, perdoamo-los e outorgamos a Moisés uma autoridade manifesta.

(Mansour Challita, 1970)

O povo do Livro pede-te que faças com que um livro sobre eles desça dos céus. Eles pediram a Moisés uma coisa maior do que essa: eles disseram, “Mostrai-nos Allah abertamente”. Então um destruidor castigo lhes sobreveio por causa da sua transgressão. Depois eles tomaram o bezerro para adorar, depois de claros Sinais lhes terem vindo; mas Nós perdoamos mesmo isso. E Nós demos a Moisés manifesta clara ascendência.

(Iqbal Najam, 1988)

يَسْـَٔلُكَ اَهْلُ الْكِتَابِ اَنْ تُنَزِّلَ عَلَيْهِمْ كِتَابًا مِنَ السَّمَٓاءِ فَقَدْ سَاَلُوا مُوسٰٓى اَكْبَرَ مِنْ ذٰلِكَ فَقَالُٓوا اَرِنَا اللّٰهَ جَهْرَةً فَاَخَذَتْهُمُ الصَّاعِقَةُ بِظُلْمِهِمْۚ ثُمَّ اتَّخَذُوا الْعِجْلَ مِنْ بَعْدِ مَا جَٓاءَتْهُمُ الْبَيِّنَاتُ فَعَفَوْنَا عَنْ ذٰلِكَۚ وَاٰتَيْنَا مُوسٰى سُلْطَانًا مُب۪ينًا

An Nissa 4/153

Alcorão 4/153