Islão e Alcorão
Ál Imran 3/4

Ál Imran 3/4

Ál Imran 3/4

Eles eram as orientações[¹] das pessoas anteriores. Ele fez descer todos os Furqans (os livros que discernem o certo do errado)[²]. O castigo daqueles (descrentes) que resistem a ignorar os versículos de Deus é diretamente proporcional aos seus crimes[³]. Deus é Supremo, é quem recompensa tanto quanto se merece[⁴].

مِنْ قَبْلُ هُدًى لِلنَّاسِ وَاَنْزَلَ الْفُرْقَانَۜ اِنَّ الَّذ۪ينَ كَفَرُوا بِاٰيَاتِ اللّٰهِ لَهُمْ عَذَابٌ شَد۪يدٌۜ وَاللّٰهُ عَز۪يزٌ ذُو انْتِقَامٍ

Ál Imran 3/4
[¹] A palavra hudá (هُدًى) vem de raiz hidayat (هِدَايَة), que é orientação. Existem quatro tipos de orientação de Deus:

A primeira é que mostra a sua existência, unicidade e proximidade com o homem em todas as ocasiões. Portanto, colocar Ele em segundo plano e dar prioridade as outras coisas é considerado shirk por Deus, e nunca perdoa isso. (Nisa 4/48).

A segunda é que permite que as pessoas encontrem a verdade, dando-lhes a capacidade de distinguir entre o bem e o mal. 

“Na terra, há sinais para os que estão convictos da Fé, há-os em vós mesmos. Então, não os enxergais?” (Az Zariat 51:20-21)

A terceira é que ele se orienta por meio de seus mensageiros. Um dos versículos relevantes é o seguinte: 

“Tu certamente orientas para uma senda reta.” (Ax Xura 42:52)

A quarta é que Ele aceita a escolha certa. 

[²] Furqan significa discernidor. Deus diz: 

“Concedêramos a Moisés e a Aarão o Critério, e luminosidade e Mensagem para os piedosos” (Al Ambiya 21/48)

Uma vez que a palavra furkan não tem uma forma plural, o significado do singular ou plural é dado de acordo com seu contexto. Essa diferença radical pode ser traduzido como consciência.

“Ó vós que credes! Se temeis a Allah, Ele vos constitui critério de distinguir o bem do mal (consciência) e vos remitirá as más obras e vos perdoará. E Allah é Possuidor do magnífico favor.” (Al Anfal 8/29)

“Não enviamos Mensageiro algum senão com a língua de seu povo, para que ele torne evidente, para eles, a Mensagem. Então, considera aqueles que preferem a perversão como pervertidos e quem escolhe a orientação aceita no Seu caminho. Ele é O Todo Poderoso, O Sábio.” (Ibrahim 14:4) (Dicionário de Mufradat foi usado)

[³] No versiculo, شديد chadid significa o que forma ligação firme ou se liga firme. A recompensa ou castigo de Deus é diretamente proporcional ao ato do servo:

[⁴] O “intiqam – انتِقَام” no verso significa estabelecer o equilíbrio entre crime e punição (Al-Ayn).

Antes, como orientação para a humanidade; e fez descer Al Furqan[¹]. Por certo, os que renegam os sinais de Allah terão veemente castigo. E Allah é Todo Poderoso, Possuidor de vindita.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)

[¹] Al Furqān: infinitivo substantivado de faraqa, que significa separar ou distinguir. Essa forma infinitiva assume, no Alcorão, de acordo com o contexto, três sentidos diferentes: o critério de distinguir o bem do mal, a vitória e o Livro revelado. Aqui, alude-se ao primeiro deles.
Anteriormente, para servir de orientação aos humanos, e relevou ainda o Discernimento. Aqueles que negarem os versículos de Deus, sofrerão um severo castigo, e Deus é Punidor, Poderosíssimo.
 (Prof. Samir El Hayek, 1974)
Para servirem de guias aos homens. E fez descer o discernimento. Os que renegam as revelações de Deus sofrerão severo castigo. Deus é poderoso e vingativo.
(Mansour Challita, 1970)
Por certo os que negam os Sinais de Allah terão um severo castigo; e Allah é Poderoso, e possui o poder de Recompensar.
 (Iqbal Najam, 1988)
Os Versículos de Ál Imran

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