Islão e Alcorão
Ál Imran 3/18

Ál Imran 3/18

Deus, os anjos e os possuídos da ciência que não se desviam da integridade testemunham que não há mais divindade senão Ele¹. Sim, não há mais divindade senão Ele. Ele é o Supremo, o Judicioso.

شَهِدَ اللّٰهُ اَنَّهُ لَٓا اِلٰهَ اِلَّا هُوَۙ وَالْمَلٰٓئِكَةُ وَاُو۬لُوا الْعِلْمِ قَٓائِمًا بِالْقِسْطِۜ لَٓا اِلٰهَ اِلَّا هُوَ الْعَز۪يزُ الْحَك۪يمُۜ

(Ál Imran 3/18)

1- Ninguém tem dúvidas sobre a existência e unidade de Deus. Aqueles que são considerados divindades são aqueles que intervêm com Allah como um intermediário. É fácil entender que alguns deles não podem ser divindades e ninguém pode defendê-los. Eles são ídolos. (Abraão) Um dia ele disse ao seu pai e ao seu povo: 

“Que significam esses ídolos, aos quais vos  devotais? 

Responderam: Encontramos nossos pais a adorá-los.

Disse-lhes (Abraão): Sem dúvida que vós e os vossos pais estais em evidente erro.

Inquiriram-no: Trouxeste-nos a verdade, ou tu és um dos tantos trocistas?

Respondeu-lhes: Não! Vosso Senhor é o Senhor dos céus e da terra, os quais criou, e eu sou um dos testemunhadores disso.” (Anbiya 21/52-56)

Alguns ídolos não são fáceis de entender. Para entendê-lo, é necessário saber a ciência de explicar livro de Deus. Aqueles que não sabem essa ciência a consideram como uma ordem da religião adorar os ídolos que colocaram entre eles e Deus. Deus o Todo-Poderoso diz:

“Alef, Lam, Ra. Eis o Livro dos versículos fundamentais, então elucidados por Alguém Onisciente, Prudentíssimo.

Não deveis adorar senão a Deus. Sou o vosso admoestador e alvissareiro de Sua parte.

Implorai o perdão de vosso Senhor e voltai-vos a Ele, arrependidos, que Ele vos agraciará generosamente até um término prefixado, e agraciará com o merecido a cada um que tiver mérito. Porém, se vos recusardes, temo por vós o castigo do Grande Dia.” (Hud 11/1-3)

Visto que esse conhecimento desapareceu após os Companheiros, os tradicionalistas deram ao Profeta a autoridade para explicar os versos, abolir os versos e fazer novos decretos, e ele se tornou a segunda divindade colocada junto com Deus. Então, quando essa autoridade foi dada aos estudiosos, uma pirâmide de divindades foi formada. Quando a fragmentação e as divisões que Deus definitivamente proibiu ocorreram, as seguintes palavras foram atribuídas ao nosso Profeta: “A discrepância da minha ummah é misericórdia”.  Com esta frase, que não está incluída nos livros de hadice, as seitas tentaram se defender. A decisão de Deus, Todo-Poderoso é definitiva; disse seguinte:

“Não és responsável por aqueles que dividem a sua religião e formam seitas, porque sua questão depende só de Deus, oQual logo os inteirará de tudo quanto houverem feito.” (An’am 6/159)

O versículo acima mostra que quem está envolvido nesta formação sem saber pode ser perdoado. O mesmo caso também existe nos judeus e cristãos.


Allah testemunha – e, assim também, os anjos e os dotados de ciência – que não existe deus senão Ele, Que tudo mantém, com eqüidade. Não existe deus senão Ele, O TodoPoderoso, O Sábio.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)


Deus dá testemunho de que não há mais divindade além d’Ele; os anjos e os sábios O confirmam Justiceiro; não há mais divindades além d’Ele, o Poderoso, o Prudentíssimo..
(Prof. Samir El Hayek, 1974)


Allah é testemunha de que não há nenhum Deus senão Ele —e assim também os anjos e os possuídos de saber— firme na justiça; não há nenhum Deus senão Ele, o Poderoso, o Sábio.
(Iqbal Najam, 1988)


Os Versículos de Ál Imran

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200

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