Islão e Alcorão
Ál Imran 3/140

Ál Imran 3/140

Ál Imran 3/140

Se vós receberdes uma ferida, a comunidade à sua frente (em Badr) também recebeu uma ferida assim. Nós alternamos tais dias entre os homens. Isso,  para que Deus conheça os que creem e confiam[1*] e tome testemunhas dentre vós[2*]. Deus não ama os malfeitores.

اِنْ يَمْسَسْكُمْ قَرْحٌ فَقَدْ مَسَّ الْقَوْمَ قَرْحٌ مِثْلُهُۜ وَتِلْكَ الْاَيَّامُ نُدَاوِلُهَا بَيْنَ النَّاسِۚ وَلِيَعْلَمَ اللّٰهُ الَّذ۪ينَ اٰمَنُوا وَيَتَّخِذَ مِنْكُمْ شُهَدَٓاءَۜ وَاللّٰهُ لَا يُحِبُّ الظَّالِم۪ينَۙ

(Ál Imran 3/140)
[1*] Crer é confiar. Não há ninguém que não crê que existe Deus e é único, mas a maioria das pessoas O coloca em segundo lugar em questões que conflitam com seus interesses e perdem o teste da vida terrena. A desconfiança em obedecer às ordens de Deus é evidência de incredulidade. O assunto pode ser entendido corretamente se os próximos versos forem vistos desta forma.

[2*] Testemunhas são aqueles que veem o vencedor e o perdedor na guerra e os avisam sobre a confiança em Allah, contando a outras pessoas quando eles retornarem (Tauba 9/122).

Se um sofrimento vos tocar, pacientai, pois, com efeito, sofrimento igual havia tocado o povo inimigo. E esses dias[*] alternamo-los entre os homens. E isso, para que Allah conheça os que crêem e escolha de vós mártires- e Allah não ama os injustos -
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[*]O termo dias se refere aos momentos de vitória e derrota, na vida, que é alternada de prosperidade e adversidade.
Quando receberdes algum ferimento[*], sabei que os outros já sofreram ferimento semelhante. E tais dias (de infortúnio) são alternados, entre os humanos, para que Deus Se assegure dos fiéis e escolha, dentre vós, os mártires; sabei que Deus não aprecia os iníquos.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[*]Estas considerações gerais aplicam-se, particularmente, ao desastre de Uhud. Num combate pela fé, se alguém for ferido, saiba que o adversário também sofreu baixas consideráveis. O sucesso ou o fracasso, neste mundo, acontecem para todos, em tempos diversificados; não devemos resmungar, uma vez que não nos conscientizamos de todo o plano de Deus. O brio do homem é conhecido na adversidade, assim como o ouro é testado no fogo.
Se vós tiverdes recebido um agravo, por certo o povo descrente já deve ter recebido um agravo semelhante. E nós fazemos com que tais dias alternem entre os homens para que eles possam ser advertidos e para que Allah possa distinguir os que crèem e possa tomar testemunhas de entre vós; e Allah não ama os injustos; 
(Iqbal Najam, 1988)

Siz (Uhud’da) bir yara aldıysanız, karşınızdaki topluluk da (Bedir’de) öyle bir yara almıştı. Böyle günleri, insanlar arasında döndürüp dururuz. Bu, Allah’ın inanıp güvenenleri bilmesi[1*] ve içinizden kimilerini şahit tutması içindir[2*]. Allah yanlış yapanları sevmez.

[1*] İnanmak, güvenmektir. Allah’ı var ve bir kabul etmeyen yoktur ama çoğu insan, menfaatleriyle çatışan konularda onu ikinci sıraya koyar ve imtihanı kaybeder. Allah’ın emirlerine uyma konusunda gösterilen güvensizlik, imansızlığın delilidir. Bundan sonraki ayetlere bu gözle bakılırsa konu doğru anlaşılabilir.

[2*] Şahitler, savaşta imtihanı kazanan ile kaybedeni gören, döndüğü zaman bunu diğer insanlara anlatarak Allah’a güven konusunda onları uyaran kişilerdir (Tevbe 9/122).

3- Os Versículos de Ál Imran

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200

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