Al Baqarah 2/260

Uma vez Abraão disse: “Senhor meu! Pode me mostrar como dás a vida aos mortos?” Deus disse: “Não creste ainda?” (Abraão) disse: “Sim, cri, mas é para que meu coração se tranquilize.” Deus disse: “Então, toma quatro pássaros, faça-os se acostumarem contigo, e (corta-os; em seguida) coloca uma parte de cada um deles sobre cada montanha. Depois, convoca-os, eles virão com todas as suas forças a ti. Sabe que Deus é Supremo e Judicioso.

(Fundação Suleymaniye) 

E quando Abraão disse: “Senhor meu! Fazei-me ver como dás a vida aos mortos. ” Allah disse: “E não crês ainda?” Abraão disse: “Sim, mas é para que meu coração se tranquilize. ” Allah disse: “Então, toma quatro pássaros, e aproxima-os de ti, e corta-os; em seguida, coloca parte deles sobre cada montanha; depois, convoca-os: eles chegarão depressa a ti. E sabe que Allah é Todo-Poderoso, Sábio. “

(Dr. Helmi Nasr, 2015)

E de quando Abraão implorou: Ó Senhor meu, mostra-me como ressuscitas os mortos; disse-lhe Deus: Acaso, ainda não crês? Afirmou: Sim, porém, fazê-lo, para a tranquilidade do meu coração. Disse-lhe: Toma quatro pássaros, treina-os para que voltem a ti, e coloca uma parte deles[¹] sobre cada montanha; chama-os, em seguida, que virão, velozmente, até ti; e sabe que Deus é Poderoso, Prudentissimo. 

(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] Uma porção deles: Juz’an, em árabe. Acatadíssimos exegetas compreendem que isto significa que os pássaros haviam de ser despedaçados e que os pedaços deles deveriam ser postos nos montes. O despedaçamento ou matança não é mencionado, mas eles afirmam que está implícito, por elipse, uma vez que a questão é a de como Deus ressuscita os mortos.

E quando Abraão disse: “Senhor, mostra-me como ressuscitas os mortos.” Deus perguntou-lhe: “Ainda não crês?” “Sim, respondeu Abraão, mas faze-o para a tranqüilidadc de meu coração.” “Apanha, pois, quatro pássaros, retrucou Deus, aproxima-os de ti, corta-os em pedaços e coloca-lhes as partes em diversos montes. Depois, chama-os. Virão a ti, voando. E aprende que Deus é poderoso e sábio.”

(Mansour Challita, 1970)

E recordai quando Abraão disse, ‘Meu Senhor, mostra-me como Tu deste vida aos mortos’. Ele disse, ‘Não acreditaste tu?’ Ele disse, ‘Sim. mas eu pergunto isto para que o meu coração possa estar em descanso ’. Ele respondeu, ‘Toma quatro pássaros e faz com que eles se acostumem a ti. Depois põe cada um deles num monte; em seguida chama-os; eles a li virão com pressa. E sabe que Allah é Poderoso e Sábio’. 

(Iqbal Najam, 1988)

وَاِذْ قَالَ اِبْرٰه۪يمُ رَبِّ اَرِن۪ي كَيْفَ تُحْيِ الْمَوْتٰىۜ قَالَ اَوَلَمْ تُؤْمِنْۜ قَالَ بَلٰى وَلٰكِنْ لِيَطْمَئِنَّ قَلْب۪يۜ قَالَ فَخُذْ اَرْبَعَةً مِنَ الطَّيْرِ فَصُرْهُنَّ اِلَيْكَ ثُمَّ اجْعَلْ عَلٰى كُلِّ جَبَلٍ مِنْهُنَّ جُزْءًا ثُمَّ ادْعُهُنَّ يَأْت۪ينَكَ سَعْيًاۜ وَاعْلَمْ اَنَّ اللّٰهَ عَز۪يزٌ حَك۪يمٌ۟

Al Baqarah 2/260