Ál Imran 3/37

Seu Senhor aceitou Maria graciosamente e a cresceu como uma bela planta[¹]. E deu seu cuidado ao Zacarias. Cada vez que Zacarias entrava no santuário encontrava junto dela sustento[²], lhe perguntava: “Maria! De onde isso a ti?” E ela dizia “De Deus. Deus dá sustento, sem conta, a quem prefere[³].”

(Fundação Suleymaniye) 
[¹] No versículo, o crescimento de Maria como uma bela planta mostra que ela tem uma característica semelhante a uma planta em sua estrutura. Muitas plantas com flores tem órgãos masculinos e femininos e se autofecundam. A comparação de Maria com uma bela planta em vez de uma planta comum nos faz pensar que ela é especialmente comparada a plantas com flores. Referir-se ao útero com um pronome masculino (At Tahrim 66/12) e um pronome feminino (Al Anbiya 21/91) em um dos dois versos sobre soprar o espírito no útero de Maria confirma isso. O fato de que Jesus é como Adão (Al Imran 3/59) e que a primeira criação é explicada com um exemplo de planta (Nuh 71/17), e o anúncio de que a criação ocorrerá da mesma forma no futuro (Al Araf 7/29) prova isso.

[²] O sustento não é apenas comida. Roupas e todos os tipos de coisas também são sustento. Esse sustento que é de Deus foi interpretado que tinha frutas de inverno no verão e frutas de verão no inverno. Não há evidências para este comentário.

[³] A palavra shaae (شاء) significa “criou uma coisa” (Mufradat). Visto que Deus cria algumas coisas de acordo com a preferência de seu servo, e se seu sujeito for um servo isso significa “ele preferiu e fez” , e se Deus for sujeito significa “Ele preferiu e criou”.

Então, seu Senhor acolheu-a, com bela acolhida, e fé-la crescer belo crescimento. E deixou-a aos cuidados de Zacarias. Cada vez que Zacarias entrava no santuário* encontrava junto dela sustento. Ele disse: “Ó Maria! De onde te provém isso?” Ela disse: “De Allah.” Por certo, Allah dá sustento, sem conta, a quem quer.

(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] Diz-se da sala em frente ao templo ou do lugar mais nobre do Templo de Jerusalém.

Seu Senhor a aceitou benevolentemente e a educou esmeradamente, confiando-a a Zacarias. Cada vem que Zacarias a visitava, no oratório, encontrava-a provida de alimentos, e lhe perguntava: Ó Maria, de onde te vem isso? Ela respondia: De Deus!, porque Deus agracia imensuravelmente quem Lhe apraz.

(Prof. Samir El Hayek, 1974)

E seu Senhor acolheu-a e fê-la crescer de uma excelente maneira. E confiou-a a Zacarias. E cada vez que Zacarias a visitava no santuário, encontrava-a provida de alimentos. E perguntava-lhe: “De onde vem isso? ” Respondia: “De Deus. Pois Deus provê quem Lhe apraz, sem medida.”- 

(Mansour Challita, 1970)

Assim o seu Senhor a aceitou com graciosa aceitação e fez com que ela aumentasse num excelente aumento e fez de Zacarias seu guardião. Sempre que Zacarias a visitava na camara, achou com ela provisões, Ele disse, ‘Oh Maria, de onde tens tu isto?’ Ela respondeu, ‘É da parte de Allah’. Por certo Allah dá a quem quer que seja que Lhe apraz, sem medida.

(Iqbal Najam, 1988)

فَتَقَبَّلَهَا رَبُّهَا بِقَبُولٍ حَسَنٍ وَاَنْبَتَهَا نَبَاتًا حَسَنًاۙ وَكَفَّلَهَا زَكَرِيَّاۜ كُلَّمَا دَخَلَ عَلَيْهَا زَكَرِيَّا الْمِحْرَابَۙ وَجَدَ عِنْدَهَا رِزْقًاۚ قَالَ يَا مَرْيَمُ اَنّٰى لَكِ هٰذَاۜ قَالَتْ هُوَ مِنْ عِنْدِ اللّٰهِۜ اِنَّ اللّٰهَ يَرْزُقُ مَنْ يَشَٓاءُ بِغَيْرِ حِسَابٍ

Ál Imran 3/37