Ál Imran 3/133

Competi para se perdoar[¹] por vosso Senhor e ganhar o paraíso tão amplo quanto os céus e da terra[²]. Lá, foi preparado para os que se abstém dos erros.

(Fundação Suleymaniye)
[¹] Istigfar significa “pedir perdão com palavras e ações”. O perdão é a proteção de Deus contra o castigo (Mufradat). 

[²] A ordem “competi” de Deus neste versículo é a quarta e última ordem que Deus requer dos crentes desde o verso Al Imran 3/130 que começa com “Ó crentes!”. A primeira exigência é que os crentes não devoram juros. A segunda exigência é que eles se abstêm do fogo do inferno, principalmente evitando os juros, porque se continuarem a devorar juros depois que vier a proibição, irão para o inferno (Al Baqarah 2/275). A terceira exigência é que obedeçam a Deus e Seu Mensageiro para que possam obter a misericórdia, bondade e generosidade de Deus. A quarta exigência é que eles se apressem em fazer todos os tipos de boas obras, até mesmo competir entre si nessa questão. Porque a recompensa é grande: patrocínio divino e paraíso tão amplo quanto o céu e a terra. Deus explica que essa proteção está na forma de aproximação com ele e as outras características do paraíso em 16 versos da Surah Al Waqia 56/1026). Esse prêmio é o maior prêmio no outro mundo. Será dado para aqueles que seguirem a ordem da competição no verso enquanto estiverem no mundo e que ganharem a competição. Pois, existem diferenças de grau entre as pessoas no mundo em termos de bênçãos materiais e espirituais. As diferenças em graus serão maiores na vida futura (Al Isra 17/21). O grau mais alto é a proteção divina e o céu, cuja amplitude é tão grande quanto os céus e a terra, que é revelado no versículo 21 neste versículo e na surata de Hadid.

E apressai-vos para um perdão de vosso Senhor e para um Paraíso, cuja amplidão é a dos céus e da terra, preparado para os piedosos,

(Dr. Helmi Nasr, 2015)

Emulai-vos em obter a indulgência do vosso Senhor e um Paraíso, cuja amplitude é igual à dos céus e da terra, preparado para os tementes,[¹] (Prof. Samir El Hayek, 1974)

[¹] O Fogo (131, desta Surata) contrasta, como sempre, com o Jardim no sentido espiritual; em outras palavras, o inferno contrasta com o céu. Conquanto pensemos que o céu seja uma espécie de jardim material confinado, algures no firmamento, é-nos elucidado que somente a sua largura tem a dimensão de todo o céu e de toda a terra juntos, com toda a criação que podemos imaginar. Em outras palavras, a nossa felicidade espiritual não somente abrange esta ou aquela parte do nosso ser, mas todas as vidas e todas as existências. Quem lhe poderá medir a largura, o comprimento ou a altura?

E apressai-vos a procurar o perdão de vosso Senhor e um Paraíso que tem a largura dos céus e da terra, preparado para os que temem a Deus

(Mansour Challita, 1970) 

E competi uns com os outros em pedir o perdão do vosso Senhor, e um paraíso cujo preço está nos céus e na terra, preparado para os tementes a Deus—

(Iqbal Najam, 1988)

وَسَارِعُٓوا اِلٰى مَغْفِرَةٍ مِنْ رَبِّكُمْ وَجَنَّةٍ عَرْضُهَا السَّمٰوَاتُ وَالْاَرْضُۙ اُعِدَّتْ لِلْمُتَّق۪ينَۙ

Ál Imran 3/133