Al Baqarah 2/190
Combatei no caminho de Deus, os que vos combatem e não ataqueis injustamente.¹ Deus não gosta dos que atacam injustamente.
Fundação Suleymaniye
[¹] Precisa estabelecer boas relações com aqueles que não começam um combate contra nós (vide Al Mumtahanah 60/8-9).
E combatei, no caminho de Allah os que vos combatem, e não cometais agressão. Por certo, Allah não ama os agressores.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
[¹] A expressão combater no caminho de Allah quer dizer lutar pela religião de Deus, para salvar o descrente do julgo da descrença. Deste versículo até o 195 trata-se da permissão do combate, segundo o Islão, não só para defendê-lo, mas para extinguir a idolatria.
Combatei¹, pela causa de Deus, aqueles que vos combatem; porém, não pratiqueis agressão, porque Deus não estima os agressores.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
[¹] A guerra somente é permissível em defesa própria, e com limite bem definidos. Uma vez empreendida, ela deve ser conduzida com vigor, não de modo implacável, mas no sentido de restabelecer a paz e a liberdade de culto a Deus. De qualquer modo, os limites rigorosos não devem ser transgredidos; as mulheres, as plantações não devem ser extirpadas, nem tampouco a paz deve ser negada quando o inimigo a propõe.
E combatei, pela causa de Deus, os que vos combatem. Mas não sejais os primeiros a agredir. Deus não ama os agressores.
(Mansour Challita, 1970)
E combatei na causa de Allah contra os que combatem contra vós. mas não transgredí. Por certo, Allah não ama os transgressores.
(Iqbal Najam, 1988)