Alcorão 16-66

An Nahl 16-66


E, em verdade, no gado (também) encontrareis um sinal instrutivo. Do que está dentro de seus corpos entre excreções e sangue,Nós produzimos, para vossa bebida, leite, puro e agradável para aqueles que o bebem.

Hamid Moghadam, 2024


E certamente, no gado há para vós uma lição: Damos-vos de beber do que há em seus ventres – dentre fezes e sangue – leite puro, agradável para os que tomam.

Aminuddin Muhammad, 2023


E, por certo, há nos rebanhos, lição para vós. Damo-vos de beber, do que há em seus ventres entre fezes e sangue- leite puro, suave para quem o bebe.

(Dr. Helmi Nasr, 2015)


E tendes exemplos nos animais; damos-vos para beber o que há em suas entranhas; provém da conjunção de sedimentos e sangue, leite ¹ puro e saboroso para aqueles que o bebem.

(Prof. Samir El Hayek, 1974)

¹ O leite é uma secreção do corpo das fêmeas, tal qual outras secreções, porém, bem mais especializada. Não é maravilhoso o fato de que a mesma alimentação, absorvida por machos e fêmeas, produza nestas, quanto as crias, o integral e completo alimento, conhecido por leite? Então, quando o gado é domesticado e especialmente criado para produzir leite, o suprimento desse alimento é bem maior do que o necessário para os seus filhotes, e dura por um tempo maior do que aquele em que lhes é de mamar. E note-se que ele constitui uma dieta integral e agradável para o homem. É puro, como o caracteriza a sua brancura. Contudo, trata-se de uma secreção como qualquer outra, que flui por entre as excreções que o corpo rejeita (por inúteis) e a preciosa corrente sangüínea que circula pelo corpo; e é o símbolo da própria vida para o animal que a produz.

E tendes outro sinal nas reses. Damo-vos a beber daquilo que há nas suas entranhas. Entre excrementos e sangue, sai um leite puro, fácil de ingerir.

(Mansour Challita, 1970)


Na verdade, tendes no gado sinais capazes de instruir-vos. Havemos de fazer-vos beber o que se encontra nas suas entranhas, entre os alimentos digeridos e o sangue: o leite puro que docemente desce [pela garganta] dos que o bebem.

José Pedro Machado, 1979


E sem dúvida no gado também há uma lição para vós. Nós damo-vos a beber do que está nas suas barrigas, dentre as fezes e o sangue, leite, puro e agradável para os que o bebem.

(Iqbal Najam, 1988)


وَاِنَّ لَكُمْ فِي الْاَنْعَامِ لَعِبْرَةًۜ نُسْق۪يكُمْ مِمَّا ف۪ي بُطُونِه۪ مِنْ بَيْنِ فَرْثٍ وَدَمٍ لَبَنًا خَالِصًا سَٓائِغًا لِلشَّارِب۪ينَ

An Nahl 16/66

Alcorão 16-66