Surata Al Bácara Verso 2

Surata Al Bácara Verso 2

ذَلِكَ الْكِتَابُ لاَ رَيْبَ فِيهِ هُدًى لِّلْمُتَّقِينَ

Aqui está o livro. Não há nada nele para causar dúvida. É um guia para os atentos.1 (Al Bácara | A Vaca 2:2)

O fato de que o Alcorão é “não há dúvida nele” uma característica para todas as pessoas. Cada pessoa é um estudante do ambiente em que vive, independentemente do nível religioso ou educacional; obtém informações universais corretas de sua herança, suas relações com seu ambiente social e na natureza propria por meio de observação e raciocínio. As informações exatas que uma pessoa obtém de seu ambiente e natureza e as mantém prontas para uso é chamada de dhikr (verdades universais).

Quando a pessoa encontra uma situação ou evento, por exemplo; quando ele é chamado para uma religião, ele faz a avaliação usando a informação certa em sua mente; ele pode dar uma resposta positiva com verdades universais em sua mente ao convite para o qual é convidado em completa harmonia. Desde que o Alcorão enviado por Deus, o criador do homem e da natureza, é formado por “informação verdadeira universal (dhikr)” e há completo acordo com a informação correta na mente, todos sabem com certeza que este livro é um livro de Deus sem dúvida.

Portanto, a tarefa dos profetas; “tazkir”, para chamar as pessoas para executar as verdades universais encontradas em suas mentes, a tarefa do povo “tazakkur” é  executar as informações corretas em suas mentes.

Enquanto o Alcorão é um livro nessa estrutura, os muçulmanos acreditam que as questões religiosas são “desconhecidas” (ghayb) em última análise; eles argumentam que não pode haver questionamentos nessa área. Isso não é verdade. Este ponto é muito importante, porque é possível questionar e entender a religião e toda a informação religiosa. O Islã não é uma religião fideísta como o cristianismo.

  1. “Muttaqin” são as pessoas que protegem as características humanas que foram naturalmente dadas a eles por Deus. Eles se protegem da corrupção e dos pecados. Eles estão atentos a Deus, a natureza, a vida mundana e no outro. O oposto de muttaqi é taghut, transgressor. “Então, quem tiver transgredido, E preferido a vida terrena, Esse certamente terá a Fogueira por morada. Ao contrário, quem tiver temido o comparecimento ante o seu Senhor e se tiver refreado em relação à luxúria, Terá o Paraíso por abrigo.” (An Nazi’at | Os Arrebatadores 79:37-41)