É obrigatório que as mulheres muçulmanas cubram seus rostos enquanto observam as regras da cobertura, ou devem apenas cobrir o corpo e o cabelo em vez do rosto?
As mulheres não têm de cobrir seus rostos com um véu, niqab ou outros tipos de cobertura. Podemos entender isso pelo seguinte versículo e hadice:
Além dessas não te será permitido casares com outras, nem trocá-las por outras mulheres, ainda que suas belezas te encantarem, com exceção das que a tua mão direita possua. Allah é Observador de tudo.
Al Ahzab 33/52
A beleza de uma mulher pode encantar um homem só se ele vier o rosto e, portanto, este verso prova que os rostos das mulheres podem ser visíveis/descobertos.1
O seguinte hadice também demonstra um caso semelhante:
Omar disse uma vez: “Tenha cuidado, não aumente o mehr das mulheres “.
Uma mulher com bochechas vermelhas respondeu: “Esta é a sua opinião, ou você o ouviu do Mensageiro de Allah? Encontramos o oposto de suas reivindicações no Livro de Deus. Ele diz:
Se desejardes trocar de esposa, tendo-a dotado com um quintal, não lho diminuais em nada. Tomá-lo-íeis de volta, com a falsa imputação e um delito flagrante?
An Nissa 4/20
Omar ficou confuso por um momento e depois disse: “Todo mundo é mais compreensivo do que Omar, mesmo mulheres em suas casas …”
Uma vez que é mencionado que a mulher tinha bochechas vermelhas, seu rosto não estava coberto.
- Abubakr al-Jassas, Ahkam-ul-Qur’an, Dar al-Kitab al-Arabi, Beirute, 1335 h., V: 3, página 316. ↩︎