Islão e Alcorão
Tomar banho é suficiente para realizar as orações

Tomar banho é suficiente para realizar as orações?

 

Tomar banho (ghusl) é suficiente para realizar as orações – salat? Devemos também tomar wudu após o banho?

 

O verso em que a ablução do wudu e a ablução do ghusl estão descritas é a seguinte:

“Ó crentes, sempre que vos dispuserdes a observar a oração, lavai o rosto, as mãos e os antebraços até aos cotovelos; esfregai a cabeça e os pés até aos tornozelos, com as mãos molhadas. E, quando estiverdes polutos, higienizai-vos; porém, se estiverdes enfermos ou em viagem, ou se vierdes de lugar escuso ou tiverdes tocado as mulheres, sem encontrardes água, servi-vos do tayamum com terra limpa, e esfregai com ela os vossos rostos e mãos. Allah não deseja impor-vos carga alguma; porém, se quer purificar-vos e agraciar-vos, é para que Lhe agradeçais.” (Al Máida 5:6)

De acordo com este verso, aqueles que são polutos (junub) só podem realizar oração (salat) quando tomam banho (ghusl). Portanto, pode-se realizar a oração com ghusl e sem tomar ablução (wudu), desde que não surja nenhuma razão para quebrar o wudu. Ghusl é suficiente para isso.

Narrado por Aisha (r.a.):
“O Mensageiro de Allah (saw) realizava ghusl e dois racates (genuflexão) e a oração fajr. Eu não me lembro dele renovando ablução depois de realizar ghusl. ” (Abu Dawood, Lustração, 98)

Narrado por Aisha (r.a.):
“O Mensageiro de Allah (saw) não realizava ablução após ghusl.” (Tirmizi, Lustração, 79; Nasai, Lustração, 160; Ibn Majah, Lustração, 96; Ahmed b. Hanbal, 6/68; 192)

Depois de escrever essa narração, Tirmizi acrescenta: “Essa é a opinião de sahaba e da maioria dos estudiosos. Eles dizem que o ablução não é necessário depois de ghusl.

De acordo com uma narração de Abdullah Ibn Omar, O Mensageiro de Allah respondeu uma pergunta sobre a realização de ablução após ghusl: “Qual ablução pode ser melhor do que ghusl?” (Hakim, Mustadrak, Lustração, numero de hadice: 103 (548)

 

Most Viewed Posts