Islão e Alcorão
Quem deve sacrificar um animal

Quem deve sacrificar um animal?

 

Quem deve sacrificar um animal?

 

No Alcorão, o Deus Todo-Poderoso decreta:

“Para cada povo (ummah) temos instituído tempo e lugar de sacrifício 1, para que invoquem o nome de Allah, sobre o que Ele agraciou, de gado2. Vosso Deus é Único; consagrai-vos, pois, a Ele.” (Al Hajj 22:34)

Todos os cultos que não sejam sacrifícios são prescritos por pessoa. Por exemplo, realizar a Peregrinação (Hajj) é prescrito usando o comando “A peregrinação à Casa é um dever para com Allah, por parte de todos os seres humanos (Al-e Imran 3:97) ”

Mas o dever do sacrifício é um dever prescrito a uma comunidade. Assim, quem quer que Deus forneceu um gado, ou os meios para sacrificar um gado, e assume o dever de sacrifício, cumpriu um dever obrigatório (fardh); e quem não tem os meios e, portanto, não pode executá-lo, não peca.

De acordo com a seita Hanafi, a medida de riqueza é a mesma que a quantidade de nisab que se aplica ao zakat. É ter 85 gramas de ouro ou dinheiro equivalente ou mercadorias que não sejam as necessidades básicas da pessoa (e da sua família). Outras seitas aceitam descrever o dever do sacrifício como “sunnah”.

 

  1. A palavra “mansak = مَنسَكًا” mencionada no versículo significa “tempo de sacrifício”, “lugar de sacrifício” e “o próprio sacrifício”. Neste verso, os significados “tempo e lugar do sacrifício” são pertinentes.
  2. A palavra árabe traduzida como gado é “an’am”. An’am é listado como ovelha, cabra, camelo e bovino de ambos os sexos nos versos al-Anam 6: 143-144.

Most Viewed Posts