Islão e Alcorão
Os diabéticos devem jejuar no Ramadã

Os diabéticos devem jejuar no Ramadã?

 

Pacientes com diabetes devem jejuar no Ramadã?

 

O Deus Todo-Poderoso permite que os doentes não jejuem. Versos relacionados da Surata Al Bacará são os seguintes:

“Jejuareis determinados dias; porém, quem de vós não cumprir o jejum, por achar-se enfermo ou em viagem, jejuará, depois, o mesmo número de dias. Mas quem, só à custa de muito sacrifício, consegue cumpri-lo, tiver de o quebrar, redimir-se-á, alimentando um necessitado; porém, quem se empenhar em fazer além do que for obrigatório, será melhor. Mas, se jejuardes, será preferível para vós, se quereis sabê-lo.

O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão – orientação para a humanidade e evidência de orientação e discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Allah vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Allah por ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais.” (Al Bacará 2:184-185)

As pessoas que pretendem jejuar podem quebrar o jejum se ficarem doentes. Se os doentes se recuperam, compensam o jejum; caso contrário, eles não têm mais nada a fazer.

Uma coisa a saber sobre o diabetes é que as injeções de insulina não quebram o jejum.

 

Most Viewed Posts