Quais são as evidências das orações especiais que oferecemos nas festas religiosas como a Festa da Quebra de Jejum (eid al-fitr) ou a Festa do Sacrifício (eid al-adha)?

Allah, Glorificado seja, diz:

لَن يَنَالَ اللَّهَ لُحُومُهَا وَلَا دِمَاؤُهَا وَلَكِن يَنَالُهُ التَّقْوَى مِنكُمْ كَذَلِكَ سَخَّرَهَا لَكُمْ لِتُكَبِّرُوا اللَّهَ عَلَى مَا هَدَاكُمْ وَبَشِّرِ الْمُحْسِنِينَ

“Nem suas carnes, nem o seu sangue chegam até Allah; outrossim, alcança-O a vossa piedade. Assim vo-los sujeitou, para que O glorifiqueis, por haver-vos encaminhado. Anuncia, pois, a bem-aventurança aos benfeitores.”

Al Hajj 22/37

شَهْرُ رَمَضَانَ الَّذِيَ أُنزِلَ فِيهِ الْقُرْآنُ هُدًى لِّلنَّاسِ وَبَيِّنَاتٍ مِّنَ الْهُدَى وَالْفُرْقَانِ فَمَن شَهِدَ مِنكُمُ الشَّهْرَ فَلْيَصُمْهُ وَمَن كَانَ مَرِيضًا أَوْ عَلَى سَفَرٍ فَعِدَّةٌ مِّنْ أَيَّامٍ أُخَرَ يُرِيدُ اللّهُ بِكُمُ الْيُسْرَ وَلاَ يُرِيدُ بِكُمُ الْعُسْرَ وَلِتُكْمِلُواْ الْعِدَّةَ وَلِتُكَبِّرُواْ اللّهَ عَلَى مَا هَدَاكُمْ وَلَعَلَّكُمْ تَشْكُرُونَ

(Aqueles dias são) O mês de Ramadan em que o Alcorão, o Discernimento, que é a orientação para a humanidade e que inclui os versos explicativos do guia, foi descido. Quem de vós presenciar esse mês, que jejue; e quem estiver enfermo ou em viagem, que jejue o mesmo número de outros dias. Deus vos deseja a facilidade, e não vos deseja a dificuldade. Isso é para que vós completais o número, (o dia em que termina o jejum) para que glorifiqueis a Deus (na oração da festa) por Ele vos ter guiado e para que cumprais vossos deveres para com Ele.

Al Baqarah 2/185

O primeiro verso é sobre a festa do sacrifício, e o segundo é sobre a festa do quebra de jejum. Há uma mesma frase que passa em ambos os versos: “glorificai a Allah por ter-vos orientado“. A palavra traduzida como “glorificar” é “takbir” em árabe. Significa glorificar dizendo “Allahu Akbar”, que significa Allah é Grande.

Takbir é também uma frase que dizemos no início de qualquer oração. O Mensageiro de Allah entendeu esses versos com dois significados de takbir, que são oração e dizer Allahu Akbar. Por esta razão, ele costumava reunir as pessoas no primeiro dia dessas festas e oferecer uma curta oração juntos, e depois dizer “Allahu Akbar” várias vezes.

Tanto o jejum quanto o sacrifício de um animal são deveres dos muçulmanos, independentemente de seu gênero. Então, essas festas são festas de todos os muçulmanos, homens e mulheres. É por isso que o Mensageiro costumava chamar todos muçulmanos para essas orações. Ele até chamou as mulheres que são incapazes de orar devido à sua condição especial, e disse-lhes que ficassem atras da mesquita e participassem dos takbirs. Ele começou as celebrações dessas festas fazendo com que todos dissessem “Allahu Akbar” nas primeiras horas da manhã da festa, de acordo com esses versos acima.

Consequentemente, todos muçulmanos devem participar dessas orações se for oferecido nas proximidades. Se a pessoa não pode encontrar uma mesquita ou um grupo muçulmano que oferece esta oração, ele/ela deve dizer Allahu Akbar várias vezes na manhã da festa para celebrar a festa e obedecer aos versículos de Allah. Estar junto com alguns outros muçulmanos é melhor.