Islão e Alcorão
Jejum nos dias de Eid

Jejum nos dias de Eid

 

É realmente proibido jejuar nos quatro dias de Eid al-Adha? Porque é isso?

 

É proibido jejuar no primeiro dia de Eid al-Fitr e nos quatro dias de Eid al-Adha. Isso porque esses dias são os dias para comer, beber, compartilhar e celebrar as bênçãos que Deus nos concedeu. Existem vários hadices relacionados a essa proibição:

Aisha disse isso:
“O Profeta (ﷺ) proibiu observar o jejum em dois dias: o dia de Fitr e o dia de Adha.” (Muslim asl-Siyam 22)

Foi narrado que Abu ‘Ubaid disse:
“Eu estava presente para ‘Eid com’ Umar bin Khattab. Ele começou com a oração antes do sermão e disse: “O Mensageiro de Allah (ﷺ) proibiu o jejum nesses dois dias, o Dia de Fitr e o Dia de Adha. Quanto ao Dia de Fitr, é o dia em que você quebra seu jejum, e no Dia de Adha você come a carne de seus sacrifícios. ‘”(Bukhari, Sawm 66, Adahi 16; Muslim, Siyam 138; Abi Dawood, Siyam, 49; Tirmidhi, Sawm 37; Nasai, Eidayn 1, 10; Ibn Majah, Siyam 36; Muwatta, Eidayn 5; Ahmed Hanbal, 1/34, 40)

Nubaisha al-Hudhali relatou que o Mensageiro de Allah (ﷺ) disse:
“Os dias de Tashriq são os dias de comer e beber.” (Muslim, Sawm, 23, 1141)

Uqbah bin Amir narrou que o Mensageiro de Allah disse:
“O Dia de Arafah, o Dia de Nahr e os Dias de Tashriq são Eid para nós, o povo do Islã, e são os dias de comer e beber” (Tirmidhi, Sawm, 59, 773; Nasa, Hajj, 1, 2619). Abi Dawood, Siyam, 815, 2419)

Os dias de tashriq são os dias 11, 12 e 13 do mês Dhi’l Hijjah, que são os dias 2, 3 e 4 do Eid al-Adha.

Essa proibição também é compatível com o versículo sobre sacrifício. Os sacrifícios podem ser abatidos nos quatro dias do Eid al-Adha. Quando é sacrificado, comer dele é ordenado. Para poder cumprir o comando, não se deve jejuar:

“Vos temos designado (o sacrifício) dos camelos, entre os símbolos de Allah. Neles, tendes benefícios. Invocai, pois, o nome de Allah sobre eles, no momento (do sacrifício), quando ainda estiverem em pé, e quando tiverem tombado. Comei, pois, deles e dai de comer ao necessitado e ao pedinte. Assim vo-los sujeitamos, para que Nos agradeçais.” (Al Hajj 22:36)

 

Most Viewed Posts