Islão e Alcorão
Jejum de Shawwal

Jejum de Shawwal

 

Qual é a decisão sobre os seis dias de jejum que nos disseram para executar em Shawwal?

 

Os seguintes hadices residem em livros hadice sobre os seis dias de jejum em Shawwal:

“Uma pessoa que realiza jejum no Ramadã e depois acrescenta mais seis dias em Shawwal é considerada como se ele tenha feito jejum em todo o ano (em termos de recompensa)” (Muslim, Sawm, 204 (1164)

“Quem executa o jejum no Ramadã e acrescenta mais seis dias em Shawwal é considerado como se ele tenha feito jejum durante todo o ano” (Tirmidhi, Siyam, 53).

“Se uma pessoa jejua todo o Ramadã, e depois, seis dias em Shawwal, é considerado como se essa pessoa passasse todo o ano em jejum”. (Abu Dawood, Sawm, 58)

“Quem jejua o Ramadã, e depois seis dias após o Eid, é [como um jejum] um ano inteiro. Quem faz uma boa ação terá dez vezes sua recompensa.” (Ibn Majah, Siyam, 33)

Explicação Sobre Hadiths:
Imam Shafi, Ahmed b. Hanbel, Davud Dhaheri e um grupo de mais estudiosos consideram os seis dias de jejum em Shawwal como mustahab – desejável.

Imam Abu Hanifah, Imam Malik e Abu Yusuf, por outro lado, pensam que o jejum em Shawwal por seis dias é makruh – não apreciado. De acordo com a explicação de Imam Malik em Muwatta, este jejum é bid’at, já que ninguém realizou esse tipo de jejum antes dele e, portanto, é makruh. Ele também acrescenta que tem medo de pessoas não educadas a considerar este jejum acomo a parte do jejum no Ramadã.
Aqui está a explicação de Imam Malik: “Eu não encontrei nenhum estudioso ou faqihs que jejua por seis dias após Eid, e eu não herdei nenhuma narração de nenhum dos meus precursores sobre esse assunto. Além disso, os estudiosos acham o jejum em Shawwal como makruh, uma vez que eles temem que pessoas não educadas possam considerar esses seis dias como se do Ramadã e pudessem fazer um bid’ah. Se os estudiosos permitissem, eles teriam sido vistos como jejum durante seis dias após o Eid.” (Muwatta, a explicação que reside no final da seção Sawm)

Alguns livros de Hanafi e Maliki, por outro lado, mencionam jejum durante seis dias em Shawwal como mandub – louvável. Por exemplo, seis dias de jejum em Shawwal são mencionados entre os jejuns de mandub em Noor-ol-Izah e Sharh-ul Maraq’ul. No post-scriptum de Maraq-ul Falah, Tahtavi narra que é mencionado em Bahr: “O jejum de seis dias em Shawwal é makruh, seja consecutivo ou separado seis dias de acordo com Imam Hanafi, no entanto, alguns estudiosos não viram nenhum dano nisso”.

Ibn Abidin também menciona que os estudiosos após Imam Hanafi não consideraram nenhum dano nesse jejum de seis dias.Conforme entendido a partir da explicação acima, jejum durante seis dias em Shawwal é mandub – louvável de acordo com a maioria dos estudiosos do Islã. Não há diferença entre este jejum sendo consecutivo ou separado. (Sunan Abu Dawood Translation e Sharh, Necati Yeniel, Hüseyin Kayapınar, Necat Akdeniz, Şamil Press, İstanbul, 1989, v: 9, p: 348-349).

 

Most Viewed Posts