Islão e Alcorão
intersexualidade

Intersexualidade

 

Qual deve ser o nosso ponto de vista sobre os intersexos? O que os pais que têm filhos assim devem fazer?

 

Intersexualidade (hermafroditismo) é uma situação em que o desenvolvimento sexual não é paralelo ao sexo biológico (genético / cromossômico). Os órgãos reprodutivos internos e externos não são bem desenvolvidos ou desenvolvidos ambiguamente (masculino como feminino, feminino, masculino ou mixado). Esta é uma anomalia congênita, assim como distúrbios na mão, pé, boca, nariz, etc.

Um bebê com anomalia congênita, como desordem na mão, pé, nariz-boca, etc., pode ser identificado se é um menino ou uma menina olhando seus órgãos genitais normais. São necessárias análises cromossômicas. De acordo com nosso conhecimento médico, o gênero genético do zigoto é determinado durante o processo de fertilização (menino se os cromossomos são 46XY, menina se 46XX). Como o sexo é determinado durante a fertilização é afirmado no seguinte verso do Alcorão:

وَأَنَّهُ خَلَقَ الزَّوْجَيْنِ الذَّكَرَ وَالْأُنْثَى مِنْ نُطْفَةٍ إِذَا تُمْنَى

“Ele é quem criou em pares: o masculino e o feminino, De uma gota de esperma/zigoto, quando a medida foi estabelecida” (An Najm 53/45-46)

Desenvolvimento de Genitália de Acordo com Sexo

Embora o gênero seja determinado na fase de fertilização, o embrião ainda é ambíguo nas primeiras 7 semanas de gravidez. O processo de desenvolvimento da genitália começa com a 8ª semana (período fetal). Se o sexo genético é masculino -46XY, a testosterona é secretada nas gônadas (ovo) e este hormônio ajuda a desenvolver genitais internos e externos como macho (testículo, epidídimo, vaso deferente, vesícula seminal, próstata, pénis e escroto). Se o sexo genético é feminino -46XX-, a testosterona não é secretada e ocorre desenvolvimento feminino (ovários, útero, tuba uterina, vagina, clitóris, lábio maior). O estrógeno segregado dos ovários contribui para o desenvolvimento feminino. Qualquer defeito durante este processo no útero (produção de hormônio deficiente ou excessiva ou exposição de masculino à estrogênio / exposição de feminino à testosterona, etc.) pode causar desordem de desenvolvimento sexual. Pode haver uma fêmea cujos órgãos genitais se parecem com os do macho e vice-versa.

O que fazer?

Aqueles que parecem intersexos são de fato masculinos ou femininos. Mas seus sexos não se distinguem vendo os seus órgãos genitais. É necessário fazer análises cromossômicas e aplicar exames médicos. Se a estrutura do cromossomo é 46XY, então é masculino, se 46XX é feminino.

Uma vez que o sexo se distingue após a análise cromossômica, os tratamentos necessários (medicação e / ou operação) poderiam ser administrados. No entanto, um comitê composto por especialistas (urologista, endocrinologista, ginecologista, psicólogo, etc.) pode tomar a decisão.

A maioria dos intersexos pode ser distinguida pela análise cromossômica. No entanto, mesmo que muito limitado, alguns podem ter uma estrutura cromossômica complicada (mosaico ou quimera). Eles não possuem uma estrutura pura de 46XY (masculino) ou 46XX (feminino), mas misturados como 45X / 46XY ou 46XX / 46XY. Este tipo de paciente pode ter testículos e ovários (ovotestis). Pode ser um problema distinguir esse grupo de pacientes. No entanto, mesmo nesses tipos mistos, é possível decidir de acordo com os cromossomos que se formam em mais de 50%. Essa decisão deve ser feita por um comitê de especialistas.

Como resultado, cada ser humano é masculino ou feminino, mesmo que eles tenham nascido com distúrbios congênitos. Allah diz que Ele criou humanos como machos e fêmeas:

يَاأَيُّهَا النَّاسُ إِنَّا خَلَقْنَاكُمْ مِنْ ذَكَرٍ وَأُنْثَى

“Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros.” (Al Hujurat 49:13)

Então, cada ser humano é criado masculino ou feminino. Não existe uma terceira categoria. As pessoas intersexos podem ser identificadas e tratadas por especialistas relevantes. Aqueles que mudaram seu sexo, eles não têm esse problema (transexuais) estão completamente em categoria diferente e não são relevantes para este assunto.

Assoc. Prof. Zeki Bayraktar

Urologista

 

Posts

Most Viewed Posts