Intercessão no Alcorão

Deus, o Glorificado seja, diz:

Deus é Aquele que não há mais divindade senão Ele! É sempre vivo, está consistentemente presente no Seu trabalho. Não O tomam nem sonolência nem sono. DEle é o que há nos céus e na terra. Quem pode interceder na presença dEle senão com Sua permissão? Ele sabe o que há nas suas mãos e o que há por trás deles. Eles nada abarcam de Sua ciência senão aquilo que Ele permitir. Sua Soberania abrange os céus e a terra. Não O afadiga custodiá-los. Ele é O Altíssimo, O Magnífico.

Al Baqarah 2/255

Nesse dia seguirão um arauto, do qual não poderão afastar-se. As vozes humilhar-se-ão ante o Clemente, e tu não ouvirás mais do que sussurros.

Nesse dia de nada valerá a intercessão de quem quer que seja, salvo a de quem o Clemente permitir e cuja palavra lhe for grata.

Ele lhes conhece tanto o passado como o futuro, não obstante eles não logrem conhecê-Lo.

Taha 20/108-110

Ele conhece tanto o que há antes deles como o que há depois deles, e não podem interceder em favor de ninguém, salvo de quem a Ele aprouver, são, ante seu temor, a Ele reverentes.

Al Anbiya 21/28

Os versos mostram que nenhum dos intercessores é um salvador. Enquanto, por outro lado, as pessoas esperam por salvadores.

As pessoas pecadoras que não morrem como incrédulas, podem ser perdoadas. Allah, o Glorificado seja, diz:

Deus não perdoa que Lhe associem parceiros. Ele perdoa os pecados fora disso, para quem faz o que é necessário. Quem quer que associe parceiros com Deus, (dizendo “é Deus quem quer isso”) terá atribuído um grande pecado a Ele.

An Nissa 4/48

É óbvio que todos os pecados, incluindo shirk, podem ser perdoados através do arrependimento, mas ainda existem pessoas que morreram sem se arrependerem.

Quem cometer um mal ou se leva à injustiça e, em seguida pede perdão a deus, verá que o perdão de Deus, Seu favor é abundante.

An Nissa 4/110

Necessariamente, há pecados a serem punidos com o inferno eterno. Os versos abaixo mostram que a punição para aqueles que cometem pecados como pedir a ajuda de outra divindade!, o assassinato injusto (de inocentes) e a prostituição é o inferno eterno.

“(Igualmente o são) aqueles que não invocam, com Deus, outra divindade, nem matam nenhum ser que Deus proibiu matar, senão legitimamente, nem fornicam (pois sabem que) quem assim proceder, receberão a sua punição: No Dia da Ressurreição ser-lhes-á duplicado o castigo; então, aviltados, se eternizarão (nesse estado).

Al Furqan 25/68-69

Deus não vos considera responsável por terdes jurado frivolamente, mas vos considera responsável por terdes jurado conscientemente. Deus é Perdoador, Clemente.

Al Baqarah 2/225