Islão e Alcorão
Compensar As Orações Perdidas

Compensar As Orações Perdidas

 

Podemos compensar as orações obrigatórias que foram perdidas? Eu li um hádice sobre compensação de oração que diz que só é válida nos casos de esquecer e dormir. Qual é a sua opinião?

 

Na verdade, não existe tal coisa como a oração de compensação em Alcorão e no Exemplo do Mensageiro Muhammad.
Se você esquecer ou dormir, você pode fazer as orações perdidas fora de seus horários regulares de oração assim que você acordar ou se lembrar. Na verdade, isso não é “compensar a oração“, mas “observar a oração”. O Mensageiro Muhammad (saw), uma vez, não conseguiu acordar a oração fajr, 1 e uma vez esqueceu a oração asr na Batalha da Trincheira, devido ao fogo inimigo pesado 2. Então, ele não conseguiu fazer suas orações em seus horários prescritos.

A seita Hanbali não aceita a oração de compensação, exceto esquecer, dormir e fogo pesado de inimigo . As seitas Shafii, Maliki, Hanafi concordam que a oração de compensação pode ser realizada em qualquer caso, baseando-se na comparação (qiyas) para situações acima. No entanto, a evidência apóia a opinião da seita Hanbali.

Exceto essas situações, compensar uma oração perdida não é aceitável. As pessoas que perdem a oração por negligência ou preguiça cometem um grande pecado. Eles devem se arrepender imediatamente, pedir perdão a Deus e nunca perder as orações novamente, porque o Deus Todo-Poderoso decreta:

E quando tiverdes concluído a oração, mencionai Deus, quer estejais de pé, sentados, ou deitados. Porém, quando estiverdes fora de perigo, observai a devida oração, porque ela é uma obrigação, prescrita aos fiéis para ser cumprida em seu devido tempo. “(An-Nisa 4:103)

Quando o tempo particular de uma oração é perdido, não pode ser realizado a menos que haja uma das desculpas abaixo como indicado pelo Profeta Muhammad:

O seguinte hádice é narrado pelo Profeta Muhammad após a oração fajr que ele havia perdido ao dormir. Ele não menciona fazer a oração em suas palavras sobre aqueles que ignoram a oração intencionalmente:

“Qatada informou de Anas b. Malik (r.a.) que o Profeta Muhammad (saw) disse: “Quem se esquece de uma oração ou dorme e perde-lo, deixá-lo observá-lo assim que ele se lembra, pois não há expiação para ele além disso”. 3 “Qatada informou de Anas b. Malik (r.a.) que o Profeta Muhammad (saw) disse: Quando qualquer um de vocês omite a oração devido ao sono ou ele esquece, ele deve observar quando ele se lembrar, pois Deus disse: “ “Adora-Me, pois, e observa a oração, “ (Ta-Ha 20:14)4.

 

  1. Bukhari, Mawakit as-salat 35; Muslim, Masajid 310-313; Nasai, Mawakit 55; Ahmad B. Hanbal, 2/428, 4/441
  2. Bukhari, Mawakit as-salat 36-38, Adhan 26, Salat al-hawf 4, Maghazi 29.
  3. Muslim, Masajid, 684 a; Referencia no livro: Livro 5, Hádice 402
  4. Muslim, Masajid, 684 d; Referencia no livro: Livro 5, Hádice 405

Posts

Most Viewed Posts