Islão e Alcorão
Castigo Pela Homossexualidade

Castigo Pela Homossexualidade

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Castigo Pela Homossexualidade

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Qual é o castigo pela homossexualidade no Islã?

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As escolas de jurisprudência islâmica têm opiniões diferentes sobre a noção de “zina”.

A seita Hanafi define “zina” como “a relação heterossexual vaginal” baseando-se no sentido literal e terminológico da palavra, reservando algumas condições sobre a acusação e execução da pena. Embora os heterossexual anal ou relação sexual homossexual também são consideradas crimes, suas punições são consideradas de fazer tazir [note]Na lei islâmica, tazir (ou ta’zir, تعزير ) refere-se a punição por delito a critério do juiz ou governante do estado. É um dos três tipos principais de punições ou sanções sob a lei islâmica Sharia – hadd, qisas e tazir. As punições dos delitos hudud são fixadas pelo Qur’an ou Hadice (ou seja, “definido pelo Deus”), o qisas permite a retaliação igual em casos do dano corpóreo intencional, enquanto ta’zir se refere as punições aplicadas aos outros delitos para as quais nenhuma punição é especificada no Qur’an ou o Hadith.[/note], ao invés de serem equivalentes ao castigo por zina. O castigo por zina é estar batido 100 vezes com um pau, como decretado no Alcorão, verso An Nur 24/2.

Outras seções que não são Hanafi, como Shafi’i, Maliki, Hanbali, Shia e Zaydiyya consideram todos os tipos de relações acima mencionadas como zina, e consideram a punição para eles as mesmas que Zina[note]Ferra, Kadi Ebû Ya’la Muhammed b Huseyn, thk. Muhammed Hamid el Feyki, Ahkamu’s- sultaniyye, Beyrut, Daru’l-kutubi’l-ilmiyye, 2000, 263; Şirazi, el-Muhezzeb, III, 339;
Ibn Rushd, Bidayetul’-muctehid, II, 433; Ibn Kudame, el-Mughni, XII, 340; Hattab, Ebû Abdullah Muhammed b Muhammed Abdurrahman el-Maghribi er-Ruayni, Mevavibu’l-celil sherh-u Muhtasar-i Halil, I-VIII, nshr. Zekeriyya Umeyrat, Beyrut, Daru’l-kutubi’l-ilmiyye, 1416/1995, VIII, 489; Behûti, Mansur b Yunus b Idris, Keshshafu’l-gina an metni’l-ikna, thk.
Muhammed Emin ed-Zinnavi, I-V, Beyrut, alemu’l-kutub, 1417/1997, V, 75, 88; Derdir, eshŞerhu’s-sagir, IV, 447; asimi, Abdurrahman b Muhammed b Kasim en-Necdi, Hashiyet-u ravdil-murbi’ sherh-i zadi’l-mustekni’, I-VII, y.y. t.y. VII, 311; Bilmen, Hukuk-i Islamiyye, III, 199, 209; Udeh, et-Teshriu’l-cinaiyyil-Islami, II, 349[/note].
Os estudiosos de Hanafi afirmam que as punições devem diferir pelo atributo do crime. Eles acrescentam que a relação homossexual não é através de uma parte regular do corpo da cópula, e essa relação homossexual não constitui um crime em relação à linhagem[note]Merghinani, el-Hidaye, IV, 105; Zeylai, Tebyinu’l-Hakaik, III, 181; Udeh, et-Teshriu’l cinaiyyil-Islami, II, 353[/note]. Por isso, o castigo para a relação homossexual deve ser diferente do castigo para zina.[note]Merghinani, el-Hidaye, IV, 104 vd. ; Ibn Kudame, el-Mughni, XII, 349[/note]

Os estudiosos de Zahiri afirmam que não há evidências sólidas para provar a relação homossexual para ser o equivalente a zina e, portanto, considerar sua punição como tazir.

Por outro lado, a palavra “al fáhisha = الفاحشة” [note]A palavra traduzida como “delito sexual” no seguinte verso é “fawahish”. É em forma (DE) plural; e na forma plural árabe denota pelo menos três entidades: “São aqueles que as abstêm dos pecados graves e das obscenidades e que, embora zangados, sabem perdoar,” (Shura 42:37) Isso significa que pode haver três tipos de delitos sexuais: Relação sexual regular heterossexual, relação homossexual de homens e relação homossexual de mulheres.[/note]é usada no Alcorão para descrever o ato de zina. A mesma palavra al-fahsha é usada para se referir ao mau ato da comunidade do Profeta Lot (a.s.) no Alcorão[note]Araf 7:80; Neml 27:54; Ankabut 29:28[/note], que permite que a relação homossexual seja classificada no âmbito da zina.[note]Ibn Kudame, el-Mughni, XII, 340, 349[/note] O castigo infligido ao povo do Profeta Lot (a.s) [note]Al-A’raf 7:84, Hud 11:82, al-Hijr 15:74[/note] sendo semelhante ao castigo de apedrejamento (rajm), que é o castigo prescrito para zina na Torá, também apóia essa opinião.

Além disso, é possível considerar a noção de “fahisha = الفاحشة” como um termo guarda-chuva que abrange zina e os tipos de relações homossexuais. Neste caso, podemos dizer que as sanções penais prescritas para zina e homossexualidade são bastante similares uma vez que protegem os valores judiciais e públicos semelhantes. Estes valores foram abusados pela comunidade de Lot (a.s). Eles adotaram um estilo de vida homossexual que causou parcialmente a extinção das linhagens. De certa forma, foi um genocídio, e, portanto, eles mereceram o castigo.

Todas as escolas da jurisprudência islâmica têm consenso de que o lesbianismo não é considerado no âmbito da zina. No entanto, eles concordam que ainda é um crime e exige um tipo de punição de tazir.

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