Ar Ra’d 13-4
E na terra há várias regiões vizinhas, e jardins de videiras e plantações, e tamareiras partilhando a mesma raiz e de raízes diferentes regadas pela mesma água, embora fazemos algumas delas melhores que outras no sabor. Certamente nisso há Sinais para um povo que reflete.
Aminuddin Muhammad, 2023
E, na terra, há extensões contíguas, mas diversas; e jardins de videiras e searas e tamareiras, geminadas e não geminadas, irrigadas pela mesma água; e preferimos algumas delas a outras, no sabor. Por certo, há nisso sinais para um povo que razoa.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)
¹ Embora seja a terra una, apresenta extensões de terreno de características várias: algumas férteis, outras áridas, e, mesmo próximas, produzem frutos diversos.
E na terra há regiões fronteiriças (de diversas características); há plantações, videiras, sementeiras e tamareiras, semelhantes (em espécie) e diferentes (em variedade); são regadas pela mesma água e distinguimos umas das outras no comer. Nisto há sinais para os sensatos.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)
¹ Será que “sementes e diferentes” qualifica tanto as “tamareiras”, como as “videiras”, e as “sementeiras”? esta última qualificação é adotada pelos exegetas clássicos; neste caso, a referência é o fato de que duas ou mais palmeiras ocasionalmente crescem de uma raiz, ou que as palmeiras às vezes crescem como árvores singelas e às vezes em touceiras. Caso as duas primeiras qualificações sejam adotadas, a referência seria ao fato de que as tamareiras (e as palmeiras, generalizando), e algumas outras plantas, crescem de uma singela raiz principal, ao passo que a maioria das árvores crescem de um complexo de raízes, que se encontram extensivamente espalhadas.
² A tamareira, as espigas de grãos alimentícios e as videiras, tudo é alimentado pela mesma espécie de água; não obstante, quão diferentes são as colheitas que proporcionam! E isso se aplica a toda vegetação. As frutas e frutos são produzidos em várias formas, tamanhos, cores, sabores etc., em infindáveis variedades.
E na terra, há regiões contíguas: vinhedos e searas e jardins de tamareiras agrupados ou isolados, todos regados pela mesma água. Preferimos certas frutas a outras no comer. E nisso há sinais para os que raciocinam.
(Mansour Challita, 1970)
E na terra estão diversas regiões jun tando-se umas às outras, e jardins com vinhas, e cereais, e palmeiras tamareiras, crescendo em conjunto duma raiz e outras não crescendo assim; eles são regados com a mesma água, não obstante Nós fazemos com que alguns deles superem os outros em fruto. Nisso estão Sinais para um povo que compreenda.
(Iqbal Najam, 1988)
وَفِي الْاَرْضِ قِطَعٌ مُتَجَاوِرَاتٌ وَجَنَّاتٌ مِنْ اَعْنَابٍ وَزَرْعٌ وَنَخ۪يلٌ صِنْوَانٌ وَغَيْرُ صِنْوَانٍ يُسْقٰى بِمَٓاءٍ وَاحِدٍ۠ وَنُفَضِّلُ بَعْضَهَا عَلٰى بَعْضٍ فِي الْاُكُلِۜ اِنَّ ف۪ي ذٰلِكَ لَاٰيَاتٍ لِقَوْمٍ يَعْقِلُونَ
Alcorão 13-4
Alcorão 13-4