Al Isra 17/110

قُلِ ادْعُوا اللّٰهَ اَوِ ادْعُوا الرَّحْمٰنَۜ اَيًّا مَا تَدْعُوا فَلَهُ الْاَسْمَٓاءُ الْحُسْنٰىۚ وَلَا تَجْهَرْ بِصَلَاتِكَ وَلَا تُخَافِتْ بِهَا وَابْتَغِ بَيْنَ ذٰلِكَ سَب۪يلًا

Al Isra 17/110

Dize: “Invocai a Allah ou invocai aO Misericordioso. O que quer que seja que invoqueis, dEle são os mais belos nomes.” E não alteies a voz, em tua oração, nem a silencies, e busca, entre ambas, um caminho justo.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)

Dize-lhes: Quer invoqueis a Deus, quer invoqueis o Clemente,¹ sabei que d’Ele são os mais sublimes atributos!² Não profiras (ó Mohammad) a tua oração em voz muito alta, nem em vos demasiado baixa, mas procura um tom médio³, entre ambas.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)

¹ Comparar com o versículo 180 da 7ª Surata. A palavra Rahman descreve um dos atributos de Deus — sua Graça e Misericórdia, que chegam ao pecador mesmo antes de ele se aperceber da necessidade delas —, qual seja a Graça preventiva, que salvaguarda do pecado os servos de Deus. Ver a nota do versículo 1 da 1ª Surata. Deus pode ser chamado, tanto simplesmente pelo Seu nome, que inclui todos os atributos, como por um dos nomes que implicam os atributos com os quais tentamos explicar a Sua natureza com a nossa limitada compreensão. O atributo Misericordioso, na palavra Rahman, era particularmente repugnante para os árabes idólatras (ver o versículo 60 da 25ª Surata e o 36, da 21ª Surata); eis porque uma importância especial é dada a ele, no Alcorão.
² Ver a 7ª Surata, versículo 180, e nota.
³ Comparar com o versículo 205 da 7ª Surata. Todas as orações devem ser praticadas com sinceridade e humildade, sejam elas em congregação, ou constituam uma efusão da própria alma da pessoa. Tal atitude é incompatível com uma pronunciação muito alta das palavras, embora, nas orações em público, os padrões permissíveis de tonalidade sejam naturalmente mais volumosos do que no caso de orações privativas. Nas orações em público, certamente, o adan, ou chamamento para a oração, deve ser feito num tom de voz elevado, para que seja ouvido, tanto pelos que estão próximos, como pelos que se encontram mais afastados; todavia, as recitações do Alcorão Sagrado não devem ser feitas nem em um tom alto, para que não atraiam as atenções hostis daqueles que não crêem, nem em um tom baixo, a ponto de não poderem ser ouvidas por toda a congregação.

Dize: “Chamai-0 Deus ou chamai-O o Clemente, a Ele pertencem os nomes mais belos.” E profere tua oração em voz nem muito alta nem muito baixa. Procura um caminho intermediário.
(Mansour Challita, 1970)

Dize-lhes, “Chamai por Allah ou cha­mai por Rahman, o qual constantemente O chamais. Seus são os mais belos nomes. E não digas a tua oração em voz alta, nem a contenhas baixa em demasia, mas procura um meio-termo.
(Iqbal Najam, 1988)

Al Isra 17/110