Islão e Alcorão
Ál Imran 3/161

Ál Imran 3/161

Ál Imran 3/161

Não é admissível que um profeta roube uma parte de despojo[*]. Quem rouba uma parte do despojo vem a presença  no dia da ressurreição com que roubou. Em seguida, a cada pessoa é dado com o que ganhou. Ninguém sofre injustiça.

وَمَا كَانَ لِنَبِيٍّ اَنْ يَغُلَّۜ وَمَنْ يَغْلُلْ يَأْتِ بِمَا غَلَّ يَوْمَ الْقِيٰمَةِۚ ثُمَّ تُوَفّٰى كُلُّ نَفْسٍ مَا كَسَبَتْ وَهُمْ لَا يُظْلَمُونَ

Ál Imran 3/161
[*] O versículo afirma que nosso profeta é acusado de roubar propriedade pública. Considerando os versos anteriores, fica claro que alguns muçulmanos fizeram a acusação. Há alegações de que ele recebeu um tecido vermelho com franjas dos despojos da Batalha de Badr. Essas afirmações são baseadas em Ibn Abbas, que tinha apenas 4 anos na época e vivia em Meca (Ver. Tabari). Embora esta narração seja duvidosa, o versículo é uma evidência de que tal acusação foi feita.

E não é admissível que um profeta defraude[*] algo. E quem defrauda virá, no Dia da Ressurreição, com o que defraudou. Em seguida, cada alma será compensada com o que logrou: e eles não sofrerão injustiça. 
(Dr. Helmi Nasr, 2015)

[*] Este versículo foi revelado logo após a Batalha de Badr, quando, na distribuição dos espólios, se deu por falta de um pedaço de tecido de veludo vermelho, que um dos hipócritas presentes afirmou haver sido tirado pelo Profeta. Dai a frase: "Nào é concebível que o Profeta defraude algo, ocultando-o para si, na partilha dos espólios".
É inadmissível que o profeta fraude[*]; mas, o que assim fizer, comparecerá com o que tiver fraudado, no Dia da Ressurreição, quando cada alma será recompensada segundo o que tiver feito, e não será injustiçada. 
(Prof. Samir El Hayek, 1974)

[*] Além de afabilidade de sua natureza, Mohammad era conhecido, desde tenra idade, por sua fidedignidade. Daí o seu título de Al-Amin. Pessoas inescrupulosas freqüentemente descarregam os seus chãos propósitos em outras; mas acontece que suas acusações, que deveriam causar danos, incrementam as várias virtudes pelas quais a pessoa atacada é conhecidíssima. Depois de Uhud, alguns dos hipócritas suscitaram dúvidas quanto à divisão dos despojos, intentando plantar a semente da discórdia nos corações dos homens que tinham desertado dos seus postos em sua ânsia pelos mesmos. Tais meandros rasteiros não foram acreditados por pessoa sensível alguma, o que não tem interesse algum para nós, agora. Todavia, os princípios gerais, aqui declarados, são de valor perpétuo. Os homens de Deus não agem movidos por razões indignas. Os que assim agem são criaturas espiritualmente ínfimas, mas não tirarão proveito disso. Não se deve julgar um homem de Deus pelos mesmos padrões com que se julgam as criaturas cúpidas. Aos olhos de Deus, há vários graus de homens, e nós devemos tentar compreender e considerar tais graus. Se confiamos em nosso líder, não devemos inquirir quanto à sua honestidade sem justa causa. Se ele é desonesto, não está qualificado para se o nosso líder.
E não é possível que um profeta proceda deshonestamente, e quem quer que proceda deshonestamente irará consigo aquilo sobre que foi deshonesto, no Dia da Ressurreição. Então cada alma será inteiramente paga pelo que tenha merecido; e elas nào serão lesadas. 
(Iqbal Najam, 1988)

Bir nebinin ganimetten pay çalması, olacak şey değildir[*]. Ganimetten pay çalan, kıyamet /tekrar dirilip kalkış günü çaldığıyla birlikte huzura gelir. Sonra herkese kazandığı tam verilir. Kimseye haksızlık yapılmaz.

[*] Ayet, nebimizin, kamu malını çalmakla itham edildiğini bildirmektedir. Önceki ayetler üzerinde düşünülürse ithamı bazı Müslümanların yaptığı ortaya çıkar. Bedir savaşı ganimetlerinden saçaklı kırmızı bir kumaşı aldığı iddiaları vardır. Bu iddialar, o sırada henüz 4 yaşında olan ve Mekke’de yaşayan İbn Abbas’a dayandırılır (Bkz. Taberi). Bu rivâyet şüpheli olsa da ayet böyle bir ithamın yapıldığının delilidir.

3- Os Versículos de Ál Imran

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