Al Baqarah 2/280

Se o devedor estiver em dificuldade, é necessário esperar até que fique aliviado. Vos é melhor considerar o que receber como esmola/zakat[¹]. Se soubésseis!  

(Fundação Suleymaniye) 
[¹] No versículo At Taubah 9/60, a palavra “sadaqah” é usada no significado de “zakat”, e os endividados são listados entre as categorias de recebedores de zakat.

E, se um devedor estiver em dificuldade, concedei-lhe espera, até que tenha facilidade[¹]”. E fazerdes caridade vos é melhor. Se soubésseis!

(Dr. Helmi Nasr, 2015)  
[¹] Ou seja, isentar o devedor de toda dívida ou parte dela.

Se vosso devedor se achar em situação precária, concedei-lhe uma moratória; mas, se o perdoardes, será preferível para vós, se quereis saber.

(Prof. Samir El Hayek, 1974)

Dai prazo ao devedor em dificuldade até que se recupere. E se puderdes perdoar, melhor será para vós. Se soubésseis!

(Mansour Challita, 1970)

 E se determinado devedor estiver em circunstâncias difíceis, então concedei-lhe um prazo até que ele esteja mais desafogado. E que o perdoeis, por caridade, será melhor para vós, se apenas souberdes. 

(Iqbal Najam, 1988)

وَاِنْ كَانَ ذُو عُسْرَةٍ فَنَظِرَةٌ اِلٰى مَيْسَرَةٍۜ وَاَنْ تَصَدَّقُوا خَيْرٌ لَكُمْ اِنْ كُنْتُمْ تَعْلَمُونَ

Al Baqarah 2/280