Al Ahqaf 46/15

E recomendamos ao ser humano benevolência para com seus pais. Sua mãe carrega-o penosamente, e o dá à luz, penosamente. E sua gestação e sua desmama são, ao todo, de trinta meses;¹ e ele desenvolve-se, até que, quando atinge sua força plena e atinge os quarenta anos, diz:² “Senhor meu! Induz-me a agradecer-Te a graça, com que me agraciaste, a mim e a meus pais, e a fazer o bem que Te agrade; e emenda-me a descendência. Por certo, volto-me arrependido para Ti e, por certo, sou dos moslimes.”

Dr. Helmi Nasr, 2015

¹ Aqui, existe a prova de que a gestação mínima é de seis meses, pois, conforme já se viu no versículo 233 da sura II, a lactação completa dura dois anos. Portanto, a gestação de seis meses mais a lactação de vinte e quatro meses perfazem um total de trinta meses.
² Tratar-se-ia do que disse Abu Bakr ,mais tarde o primeiro califa islâmico ,após haver abraçado o Islão, no que foi seguido por seus pais e seu filho, Abdur Rahman, e seu neto Abu Atiq.

E recomendamos ao homem benevolência para com os seus pais. Com dores, sua mãe o carrega durante a sua gestação e, posteriormente, sofre as dores do seu parto. E de sua concepção até à sua ablactação há um espaço de trinta meses,¹ quando alcança a puberdade² e, depois, ao atingir quarenta anos, diz: Ó Senhor meu, inspira-me, para praticar o bem que Te compraz, e faze com que minha prole seja virtuosa. Em verdade, converto-me a Ti, e me conto entre os muçulmanos.

Prof. Samir El Hayek, 1974

¹ Na 31ª Surata, versículo 14, o tempo de desmama foi estabelecido em dois anos, ou seja, 24 meses. Isto deixa seis meses como um período mínimo de gestação, depois do qual sabe-se que a criança está formada. E isto está de acordo com as mais recentes descobertas científicas. O tempo médio é de 280 dias, ou dez vezes o período menstrual. O tempo máximo de amamentação (dois anos) está novamente de acordo com o tempo de complementação da primeira dentição. Os incisivos inferiores centrais de leite aparecem entre o sexto e o nono meses; então aparecem os de leite intervalos, até ao aparecimento dos caninos. Os segundos molares aparecem aos 24 meses, e com eles a criança tem a dentição de leite completa. A natureza, nesta altura, espera que ela mastigue e seja independente do leite da mãe. Por outro lado, amamentar uma criança com a dentição de leite completa machucaria a mãe. Os dentes permanentes começam a aparecer aos seis anos de idade, e os segundos molares aparecem aos 12. Os terceiros molares, ou dentes de siso, aparecerão aos 18 ou 20 anos, ou nunca.
² A idade da puberdade é estabelecida entre os 18 e 30 anos. Entre os 30 e 40 anos o homem está na sua maturidade. Depois disso, ele começa a se preocupar com os filhos e a instruir a nova geração. Talvez as suas faculdades espirituais, após os 40 anos, alcancem o mais alto nível.

E recomendamos ao homem benevolência para com seus pais. Sua mãe o carrega nove meses penosamente e o dá à luz penosamente; e a gravidez e o aleitamento levam trinta meses. Depois, quando o homem cresce até a plenitude de suas forças e alcança quarenta anos, diz: “Senhor, inspira-me para que agradeça os favores com que me cumulaste a mim e a meus pais, e para que pratique o bem que Te compraz. E dá-me uma descendência virtuosa. Arrependo-me e submeto-me a Ti.”

Mansour Challita, 1970

E Nós temos pregado ao homem amabilidade para com seus pais. Sua mãe trá-loe, dá-o à luz com desconforto. E trazê-do e a sua amamentação leva trinta meses, até que, quando ele atinge a sua plena força e alcança a idade de quarenta anos, diz. “Meu Senhor, move-me para que seja grato pelo Teu favor que Tu me hás concedido e a meus pais, e que trabalhe em justiça com que Tu possas ser satisfeito. E faz com que os meus descendentes sejam justos para comigo. Eu volto-me para Ti; e, em verdade, eu sou dos que a Ti se subme­tem”.

Iqbal Najam, 1988

وَوَصَّيْنَا الْاِنْسَانَ بِوَالِدَيْهِ اِحْسَانًاۜ حَمَلَتْهُ اُمُّهُ كُرْهًا وَوَضَعَتْهُ كُرْهًاۜ وَحَمْلُهُ وَفِصَالُهُ ثَلٰثُونَ شَهْرًاۜ حَتّٰٓى اِذَا بَلَغَ اَشُدَّهُ وَبَلَغَ اَرْبَع۪ينَ سَنَةًۙ قَالَ رَبِّ اَوْزِعْن۪ٓي اَنْ اَشْكُرَ نِعْمَتَكَ الَّت۪ٓي اَنْعَمْتَ عَلَيَّ وَعَلٰى وَالِدَيَّ وَاَنْ اَعْمَلَ صَالِحًا تَرْضٰيهُ وَاَصْلِحْ ل۪ي ف۪ي ذُرِّيَّت۪يۚ اِنّ۪ي تُبْتُ اِلَيْكَ وَاِنّ۪ي مِنَ الْمُسْلِم۪ينَ

Al Ahqaf 46/15

Alcorão 46/15