Yusuf 12/67

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وَقَالَ يَا بَنِيَّ لَا تَدْخُلُوا مِنْ بَابٍ وَاحِدٍ وَادْخُلُوا مِنْ اَبْوَابٍ مُتَفَرِّقَةٍۜ وَمَٓا اُغْن۪ي عَنْكُمْ مِنَ اللّٰهِ مِنْ شَيْءٍۜ اِنِ الْحُكْمُ اِلَّا لِلّٰهِۜ عَلَيْهِ تَوَكَّلْتُۚ وَعَلَيْهِ فَلْيَتَوَكَّلِ الْمُتَوَكِّلُونَ
Yusuf 12/67

(Fundação Suleymaniye)

E ele disse: “O meus filhos! Não entreis no Egito por uma só porta1. E entrai nele por diversas portas. E de nada vos valerei, diante de Allah. O julgamento não é senão de Allah. NEle confio e que nEle, então, confiem os que são confiantes.”
(Dr. Helmi Nasr, 2015)


Depois disse: Ó filhos meus, não entreis (na cidade) por uma só porta; outrossim, entrai por portas distintas2; porém, sabei que nada poderei fazer por vós contra os desígnios de Deus, porque o juízo é só d’Ele. A Ele me encomendo, e que a Ele se encomendem os que (n’Ele) confiam.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)


E disse: “Meus filhos, não entreis na cidade por uma só porta. Entrai por diferentes protas. Não vos poderei proteger contra Deus. O mando não pertence senão a Deus. N’Ele ponho minha confiança. Que n’Ele ponham sua confiança os que querem confiar.”
(Mansour Challita, 1970)


E ele disse, ‘Oh meus filhos, não entrai por uma porta, antes entrai por diferentes portas; e eu de nada vos posso servir contra Allah. A decisão está apenas com Allah. N’Ele eu deposito a minha confiança e que N’Ele todos os que possam confiar depositem a sua confiança’.
(Iqbal Najam, 1988)


Yusuf 12/67

  1. O objetivo de Jacó era evitar que seus numerosos filhos, belos e bem vestidos, fossem alvo da inveja ou da perseguição por parte dos habitantes do Egito. ↩︎
  2. Os exegetas referem-se a uma superstição ou costume judaico ou oriental, o qual prescreve que os membros de uma família numerosa jamais apareçam juntos, em massa, por temor de “mau-olhado”. Todavia, independentemente de Ocidente ou Oriente, ou de costume ou superstição, seria ridículo que os membros de qualquer família numerosa, dez ou onze, desfilassem juntos, numa procissão, entre estranhos. Porém, havia neste caso uma razão particular e melhor, que tornava o conselho de Jacó viável; e ele era, como constatado no versículo seguinte, um homem de sabedoria e experiência. Entrando separadamente, eles atrairiam menos atenção. Jacó mui sabiamente lhes disse que tomem a precaução humanamente possível. Contudo, como um dileto de Deus, eles os previne de que todas as precauções humanas não funcionariam, caso eles negligenciassem ou corressem opostos às questões bem mais impressionantes — uma delas, a vontade e a lei de Deus. ↩︎

12- Yusuf

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