Al Qasas 28/56

Por certo, tu, Muhammad, não podes guiar a quem quer que ames¹ mas Allah guia a quem quer. E Ele é bem Sabedor dos que são guiados.

Dr. Helmi Nasr, 2015

¹ Trata-se do incessante empenho de Muhammad de converter ao islamismo seu renitente tio Abu Talib.

Por certo que não és tu que orientas a quem queres;¹ contudo, Deus orienta a quem Lhe apraz, porque conhece melhor do que ninguém os encaminhados.

Prof. Samir El Hayek, 1974

¹ A ocasião imediata, para isso, foi a morte de Abu Tálib, um tio do Mensageiro, que ele amava ternamente, e que o havia ajudado e protegido. Naturalmente, o Mensageiro desejava ansiosamente que ele acabasse os seus dias na profissão da verdadeira Fé, mas os líderes pagãos coraixitas persuadiram-no a permanecer firme na fé de seus pais. Foi uma ocasião de desapontamento e pesar para o Mensageiro. É-nos dito que, em tais circunstâncias, não devemos desesperar. Nem todos os que amamos compartilham, necessariamente, dos nossos pontos de vista ou das nossas crenças.

Tu não podes guiar quem desejas. Mas Deus guia quem quiser. Ele conhece melhor os que seguem o caminho da retidão.

Mansour Challita, 1970

Na realidade, tu não serás capaz de guiar todos aqueles a quem tu amas; mas Allah guia a quem quer que seja que Lhe apraz; e Ele conhece melhor os que seguiríam a guia.

Iqbal Najam, 1988

اِنَّكَ لَا تَهْد۪ي مَنْ اَحْبَبْتَ وَلٰكِنَّ اللّٰهَ يَهْد۪ي مَنْ يَشَٓاءُۚ وَهُوَ اَعْلَمُ بِالْمُهْتَد۪ينَ

Al Qasas 28/56