Al Maidah 5/45

No livro prescrevemos-lhes: Vida por vida, olho por olho, orelha por orelha, dente por dente, e por ferimentos exige retaliação. Quem perdoa seu direito de retaliação[¹], isso será expiação por seus pecados. Quem não julga conforme o que Deus fez descer, são eles que injustiçam.


وَكَتَبْنَا عَلَيْهِمْ ف۪يهَٓا اَنَّ النَّفْسَ بِالنَّفْسِۙ وَالْعَيْنَ بِالْعَيْنِ وَالْاَنْفَ بِالْاَنْفِ وَالْاُذُنَ بِالْاُذُنِ وَالسِّنَّ بِالسِّنِّۙ وَالْجُرُوحَ قِصَاصٌۜ فَمَنْ تَصَدَّقَ بِه۪ فَهُوَ كَفَّارَةٌ لَهُۜ وَمَنْ لَمْ يَحْكُمْ بِمَٓا اَنْزَلَ اللّٰهُ فَاُو۬لٰٓئِكَ هُمُ الظَّالِمُونَ
(Al Maidah 5/45)

(Fundação Suleymaniye)
[¹] Antigo testamento contém as seguintes afirmações: O teu olho não perdoará; vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé (Deuteronômio 19:21).
Mas, se houver danos graves, a pena será vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, contusão por contusão. (Êxodo 21: 23-25)
No Alcorão, a retaliação é obrigatória apenas contra assassinatos, e as disposições da Torá são revogadas com uma melhor (Al Baqarah 2/106, 178-179).

E nela[¹] prescrevemo-lhes que se pague a vida pela vida e o olho pelo olho e o nariz pelo nariz e a orelha pela orelha e o dente pelo dente, e, também, para as feridas, o talião. Então, a quem, por caridade, o dispensa, isso lhe servirá de expiação. E quem não julga conforme o que Allah fez descer, esses são os injustos.
(Dr. Helmi Nasr, 2015)

[¹] Nela: na Tora.

Nem (a Tora) temo-lhes prescrito[¹]: vida por vida, olho por olho, nariz por nariz, orelha por orelha, dente por dente e as retaliações tais e quais; mas quem indultar um culpado, isto lhe servirá de expiação[²]. Aqueles que não julgarem conforme o que Deus tem revelado serão iníquos.
(Prof. Samir El Hayek, 1974)

[¹] A retaliação é prescrita em três locais no Pentateuco, a saber: Êxodo, 21:23-25, Levítico, 24:18-21 e Deuteronômio, 19:21. A redação, nas três citações, é diferente, mas em nenhuma delas se encontra a adicional indução à misericórdia, como se encontra aqui. Note-se que em Mateus, 5:38, Jesus cita a Velha Lei "olho por olho" etc., modificando-a, no sentido do perdão; mas a injunção alcorânica é mais prática. Este apela à misericórdia é no sentido de "entre os homens", no mundo espiritual. Mesmo quando o injuriado perdoa, o Estado ou o Governante é competente para tomar tal ação, conforme for necessário para a preservação da lei e da ordem, na sociedade. Porque o crime possui as suas implicações, que vão além dos interesses da pessoa injuriada; a comunidade é afetada. Ver o versículo 32 desta surata.

[²] Isto não faz parte da Lei Mosaica, mas dos ensinamentos de Jesus e de Mohammad. Note-se como os ensinamentos de Jesus são gradualmente introduzidos como preparando o caminho para o Alcorão.

Na Tora, prescrevemos aos judeus: vida por vida, olho por olho, nariz por nariz, orelha por orelha, dente por dente, ferimento por ferimento. Mas quem perdoar, seu perdão será sua expiação. E quem não julgar conforme o que Deus revelou, será contado entre os iníquos.
(Mansour Challita, 1970)


E nele Nós para eles prescrevemos: Uma vida por uma vida, e um olho por um olho, e um nariz por um nariz, e uma orelha por uma orelha, e um dente por um dente, e para outras injúrias retaliação equitativa. E quem quer que renuncie aos direitos que em tal tenha, isso será uma expiação para os seus próprios pecados; e quem quer que não julgue pelo que Allah enviou, esses é que são os que fazem o mal.
(Iqbal Najam, 1988)


Al Maidah 5/45

5- Al Ma'idah

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